Europ Assistance Brasil

Confira os partidos que mais ganharam e mais perderam deputados nas eleições

Beto Barata/Agência Senado
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à deliberação dos destaques dos vetos nºs 51, 52, 53 e 55 de 2019 e dos vetos nºs 56 a 62 de 2019 e 1 e 2 de 2020.
O tamanho das bancadas influencia na escolha dos integrantes da Mesa Diretora

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, foi a legenda que mais ganhou deputados com as eleições do último domingo (2): 23, passando da bancada atual de 76 deputados para 99 integrantes.

Já o PP é o partido que mais perderá integrantes na Câmara dos Deputados na próxima legislatura: 11 deputados. A bancada atual de 58 integrantes será reduzida para 47 parlamentares.

O PT, legenda do outro candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, ganhou 12 deputados, passando de uma bancada atual de 56 integrantes para uma de 68 deputados a partir de 2023. Porém, a federação que o PT constituiu com o PCdoB (6 deputados) e o PV (6 deputados) totalizará 80 deputados. As federações partidárias são uniões entre partidos que devem durar por pelo menos quatro anos.

Um outro partido que sofreu perda grande de integrantes na Câmara – 10 no total – foi o PSB, que atualmente conta com bancada de 24 deputados e passará a ter14 deputados na próxima legislatura.

O PSDB também contará com menos deputados: a legenda conta hoje com 22 deputados e passará ter 13, ou seja, 9 integrantes a menos. Entretanto, a legenda formou federação com o Cidadania, que contava com 7 e elegeu 5 deputados, totalizando uma bancada conjunta de 18 integrantes na próxima legislatura. A federação perdeu, portanto, 11 deputados.

Já o União Brasil ganhou 8 deputados no pleito. A bancada passará dos 51 integrantes atuais para 59 deputados.

Diferenças menos significativas
Tiveram perdas ou ganhos menos significativos o PSD, que passou de 46 deputados para 42; o MDB, que aumentou de 37 deputados para 42; o Republicanos, que conta com 44 deputados e elegeu 41; e o PDT, que tem 19 deputados e passará a ter 17.

Já a federação Psol-Rede, que tem bancada atualmente de 10 deputados, contará com 14 deputados a partir de 2023, sendo 12 do Psol e 2 da Rede. Hoje, o Psol tem bancada de 10 deputados; e Rede, de 2.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Mais 16 cidades brasileiras entram em situação de emergência devido a desastres

Mais 16 cidades brasileiras entram em situação de emergência devido a desastres

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em mais 16 cidades do

Próximo
Reportagem da CNN fala sobre impacto do furacão Ian no mercado de seguros da Flórida
Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro

Reportagem da CNN fala sobre impacto do furacão Ian no mercado de seguros da Flórida

A CNN Brasil publicou reportagem, no dia 30 de setembro, sobre riscos de

Veja também