Especialista da Cia de Talentos destaca que atitudes equilibradas fortalecem relações e preservam a imagem profissional; saiba o que evitar
As confraternizações de fim de ano são momentos importantes para celebrar conquistas, fortalecer a relação com os colegas e encerrar o ciclo anual de maneira leve e descontraída. Esse tipo de evento contribui para a construção de um ambiente mais amigável e integrativo, mas, devido ao clima informal, existem pontos de atenção que precisam ser reforçados.
O primeiro deles – e talvez mais importante – é entender que, embora seja uma festa, o contexto profissional permanece. Por este motivo, o comportamento pode, sim, impactar sua imagem corporativa e, em casos mais graves, levar à demissão. Embora os números sobre o tema sejam pouco documentados, comportamentos inadequados podem gerar conflitos que afetam a dinâmica profissional.
“A forma como um colaborador se comporta durante uma festa de confraternização pode ser percebida positiva ou negativamente. Atitudes equilibradas e respeitosas promovem a imagem de um profissional engajado, colaborativo e alinhado aos valores da empresa. Por outro lado, os excessos ou comportamentos inadequados comprometem os relacionamentos interpessoais, podendo gerar desconforto e até mesmo prejuízos para quem os pratica”, explica Paula Esteves, co-CEO da Cia de Talentos.
Com 24 anos de atuação no mercado de RH e carreiras, a executiva destaca que encontrar o equilíbrio entre diversão e postura profissional é fundamental para uma participação tranquila: “A confraternização é uma ótima oportunidade para construir ou fortalecer conexões no ambiente de trabalho, desde que os limites e o respeito sejam mantidos”.
Confira, abaixo, uma lista com comportamentos que devem ser evitados, além das boas práticas para aproveitar o evento de forma positiva:
- Cuidado com o consumo de álcool: Beber em excesso pode comprometer sua imagem profissional, levando a comportamentos impulsivos, constrangedores e até desrespeitosos. Moderação é a palavra-chave; assim, é possível aproveitar a festa sem desculpas ou arrependimentos no dia seguinte;
- Respeite o espaço e os limites dos colegas: Evite comportamentos invasivos, como flertes insistentes ou interações desconfortáveis. É importante lembrar que cada pessoa tem seus próprios limites e respeitá-los é essencial para manter um clima saudável;
- Mantenha o tom das conversas adequadas: A informalidade é bem-vinda, mas deve ser equilibrada. Evite piadas de mau gosto, comentários inapropriados ou conversas que possam ofender alguém. Um bom tom de voz e linguagem cordial garantem um ambiente leve e amigável para todos;
- Não use o evento para fofocas ou críticas: A confraternização não é o lugar para desabafar sobre problemas, criticar colegas e gestores ou fomentar fofocas. Esse tipo de comportamento pode comprometer a confiança e prejudicar as relações profissionais. Prefira conversas positivas que contribuam para o fortalecimento do relacionamento com sua equipe;
- Fuja das “panelinhas” e promova a integração: Aproveite o evento para interagir com colegas de diferentes áreas e níveis hierárquicos. Fechar-se em um grupo pequeno pode gerar a percepção de exclusividade ou afastamento. Mostre abertura para conhecer novas pessoas e fortalecer os laços com toda a equipe.
Para que a confraternização seja um momento agradável e positivo, é importante dosar o clima de celebração com o respeito aos valores da empresa e às pessoas que fazem parte dela. “Líderes, gestores e colaboradores têm papeis igualmente importantes na construção de um evento que inclua a todos, estimule interações saudáveis e deixe boas memórias”, conclui Paula.