É essencial que as empresas estejam atentas e adaptem suas estratégias de marketing e produtos de acordo com as preferências em constante mudança da Geração Z
Ultimamente, tem sido muito discutido os comportamentos de consumo da Geração Z (Gen Z ou Zoomers), geração essa que é formada pelas pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. As pessoas dessa época presenciaram a grande evolução da informação em massa e entretenimento na internet, televisão, vídeo game e principalmente, dos aparelhos tecnológicos modernos. No Brasil, eles compõem 20% da população do país, segundo um estudo da McKinsey em parceria com a Box1824.
Em suma, o comportamento do consumidor é o conjunto de todas as ações e hábitos dos leads durante a jornada de compra. “Ele é influenciado por alguns fatores, como cultura, sociedade, necessidades e estágio de vida. Entender esse conceito é fundamental para o planejamento de marketing de um negócio”, destaca Lucio Aleixo Filho, CEO do Estúdio 767 em BH e consultor empresarial com foco em franquias, finanças e varejo.
O comportamento de consumo da Gen Z preza pela sustentabilidade, transparência, e lida com questões sociais, ambientais e políticas. Sendo assim, por serem nativos digitais e estarem acostumados com conectividade e imediatismo, tudo é para ontem e precisa ter velocidade. “Por isso, é necessário garantir uma experiência de usuário suave e sem barreiras, por exemplo, com velocidade de carregamento e navegação intuitiva”, completa Lucio.
Outras características de consumo dos Zoomers
- Propósito: Os zoomers não compram pelo simples ato de comprar. Cada vez mais, eles buscam empresas que compartilham os seus valores e apresentam um propósito claro para as suas soluções;
- Saúde mental: Os serviços de cuidado emergencial por telefone, aplicativos de saúde e redes sociais são as ferramentas mais usadas por esse grupo para cuidar da saúde mental;
- Consumo responsável: A geração Z é marcada por um pragmatismo em relação às suas finanças. São jovens que cuidam do seu orçamento e analisam os produtos com cuidado antes de fazer uma compra, principalmente no ambiente digital;
- Consciência socioambiental: A gen Z é uma das gerações mais engajadas em causas sociais, ambientais e políticas. Tratam-se de consumidores preocupados com a sustentabilidade, a igualdade social e o desenvolvimento econômico;
- Diversidade: Os zoomers compõem a geração que mais valoriza a diversidade e inclusão, desejando quebrar os paradigmas das gerações anteriores;
- Conectividade: Os jovens dessa geração valorizam a comunicação e o diálogo, assim como a transição entre diferentes comunidades. Para isso, a internet e, em especial, as redes sociais desempenham um importante papel para eles;
- Omnicanalidade: Os consumidores da geração Z valorizam a experiência proporcionada pelas lojas físicas, mas também gostam da agilidade oferecida pelo processo de compra do e-commerce;
- Privacidade: Os zoomers já nasceram em meio à tecnologia, com as potencialidades e perigos dela. Dessa forma, são muito preocupados com a própria privacidade, suas informações e dados pessoais.