Levantamento da Webmotors aponta que os motivos mais citados foram o desejo de mudar de veículo (43%), a idade do automóvel (26%) e a necessidade de um carro mais potente (15%)
Novo levantamento da Webmotors, ecossistema automotivo, de negócios e soluções para o segmento, mostra as principais motivações dos usuários da plataforma que desejam trocar de veículo. A pesquisa aponta que 43% dos entrevistados querem efetivar a substituição por ter o desejo de mudar de carro com certa frequência. Desses, 48% compraram o atual veículo há apenas um ou dois anos.
Os dados do Webmotors Autoinsights revelam também que 26% dos respondentes creem que o envelhecimento do carro atual é a segunda razão para realizar a troca, enquanto 15% afirmam precisar de um automóvel mais potente.
Com relação à carroceria, 38% dos entrevistados desejam ter um SUV na garagem até 2024, seguido do sedã, que aparece em segundo lugar nas preferências (26%). O hatch é o modelo atual de 30% daqueles que pretendem trocar ou adquirir um automóvel nos próximos meses.
“É importante ressaltar que aqueles que trocam de carro com mais frequência (43%), compram um novo veículo pouco tempo depois – a cada um ou dois anos”, analisa Natalia Spigai, CMO da Webmotors. “Isso acontece porque, mais do que um meio de transporte, o automóvel segue sendo um estilo de vida para as pessoas”, completa.
O estudo foi feito com cerca de 3,5 mil usuários da plataforma – a maioria homens (88%) com idade entre 46 a 55 anos (29%).