Conheça as vantagens e diferenças do Seguro Garantia para a Fiança Bancária

Universo do Seguro

Genebra Seguros compara características e faz recomendações sobre coberturas envolvendo a execução de contratos

Ao estabelecer um contrato para prestação de serviços, construção, processos administrativos, judiciais ou licitatórios – por exemplo – frequentemente surge a dúvida: é melhor contratar um Seguro Garantia ou uma Fiança Bancária? Os questionamentos são ainda maiores diante das últimas alterações envolvendo as proteções oferecidas para as seguradoras.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o objeto principal da contratação de uma cobertura para garantia envolve qualquer tipo de relação jurídica geradora de obrigações entre o segurado e o tomador.

Essas, inclusive, são figuras centrais ao abordar o assunto. O segurado é o credor das obrigações assumidas pelo tomador no objeto principal do seguro (o contrato). Já o tomador é o devedor dessas obrigações e proponente do seguro.

Por outro lado, na fiança bancária, um banco irá garantir que o seu cliente cumprirá as obrigações assumidas com terceiros, em caso de inadimplência. Na média, a opção pela fiança bancária é muito mais onerosa para o contratante e exige uma série de cuidados e atenção aos encargos, como taxas de comissionamento ou outras tarifas da instituição financeira.

Principais segmentos de contratos para Fiança Bancária:

  • – Acordo entre as partes;
  • – Acordo legal (imposto pela Lei);
  • – Acordo judicial (imposto pelo Judiciário).

Em ambos os casos, é preciso dar atenção à precisão das informações e a características específicas da garantia em questão. Por isso, é extremamente recomendada a consultoria especializada de um profissional da corretagem de seguros que tenha expertise em linhas financeiras – como é o caso da equipe da Genebra Seguros.

Características e vantagens do Seguro Garantia

O valor a ser pago pelo segurado varia de acordo com o risco de crédito, o valor e a duração da garantia. Em média, de acordo com os especialistas da Genebra, o investimento fica entre 0,5% e 2% ao ano sobre o valor garantido. Apólices para pequenos contratos ou participação em licitações podem ser adquiridas a partir de R$ 150.

Com o Seguro Garantia, é possível escolher entre coberturas envolvendo todas as obrigações do objeto principal ou apenas parte delas, conforme solicitado pelo segurado. Isso deverá constar em destaque na apólice, de modo a garantir a transparência nas informações e na relação com o segurado.

Esse tipo de solução tem forte potencial no Brasil, seja pelo aumento da conscientização da importância em contar com essa proteção, seja pelas mudanças regulatórias para os contratos envolvendo o setor público – que ampliaram a relevância e tornaram sua contratação obrigatória.

Principais segmentos de contratos para Seguro Garantia

  • – Garantia do Licitante;
  • – Garantia Contratual;
  • – Garantia do Executante;
  • – Garantia Aduaneira;
  • – Garantia Judicial;
  • – Garantia de Adiantamento de Pagamentos;
  • – Garantia Financeira;
  • – Garantia Locatícia.

Como agir em caso de um sinistro

Segundo a Susep, caso o sinistro tenha acontecido durante a vigência da apólice, a comunicação de sua ocorrência poderá acontecer fora desse período – desde que observados os respectivos prazos previstos no contrato do seguro.

Comprovada a incapacidade de cumprimento do contrato, a seguradora poderá ressarcir o segurado com o pagamento em dinheiro dos prejuízos, multas e demais valores ou, ainda, executar a obrigação garantida – dando continuidade e conclusão sob sua integral responsabilidade.

Para não ficar em dúvida e garantir a tranquilidade na execução de seus contratos, conte com o time especialista da Genebra Seguros. Descubra mais sobre esse e outros seguros no site, através do e-mail genebra@genebraseguros.com.br, dos telefones (51) 3237-7210 e (11) 2691-5546 ou, ainda, pelo WhatsApp. Aproveite também para nos seguir no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.

O post Conheça as vantagens e diferenças do Seguro Garantia para a Fiança Bancária apareceu primeiro em Genebra Seguros.

Via Genebra Seguros

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
CEO da BNP Paribas Cardif aborda o novo perfil de liderança no Insurtech Brasil

CEO da BNP Paribas Cardif aborda o novo perfil de liderança no Insurtech Brasil

Sheynna Hakim comenta sobre o desafio de conciliar os universos das finanças e

Próximo
Página de Repetitivos e IACs Anotados inclui julgado sobre dosimetria da pena
Universo do Seguro

Página de Repetitivos e IACs Anotados inclui julgado sobre dosimetria da pena

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) atualizou a

Veja também