Consórcio atrai novos perfis com foco em planejamento financeiro e bens de alto valor

white and red wooden house miniature on brown table
Photo by Tierra Mallorca on Unsplash

Levantamento da Rodobens aponta que maioria dos novos consorciados tem mais de 36 anos, mas revela também a entrada de um público mais estratégico e conectado a decisões conscientes de consumo

A Rodobens, uma das principais administradoras de consórcios do país, realizou um levantamento que revela o novo perfil dos clientes que ingressaram na modalidade entre abril de 2024 e abril de 2025. A análise considera mais de 22 mil clientes únicos e aponta para uma transformação relevante no comportamento do consumidor, que está cada vez mais maduro, com objetivos definidos e voltado a produtos de maior valor agregado.

De acordo com o estudo, 67,7% dos novos consorciados têm mais de 36 anos, sendo 59,1% concentrados na faixa entre 36 e 59 anos. Entre os participantes, 64,8% são homens e 87% são pessoas físicas. A maior parte das adesões ocorre nas regiões Sudeste (42,8%) e Nordeste (24,3%), com destaque para os estados de São Paulo (23,2%), Minas Gerais (11,8%) e Bahia (7,1%).

O levantamento também mostra que três em cada quatro consorciados optaram por cotas com prazos superiores a 60 meses e valores a partir de R$ 70 mil. Os consórcios de veículos (42,6%) e imóveis (41,9%) lideram a preferência dos novos cotistas.

O perfil reforça um movimento de amadurecimento do público consorciado, que tem buscado no consórcio uma solução financeira estratégica frente ao atual cenário econômico marcado por juros elevados e incertezas. Com o aumento das taxas de financiamento, o consórcio se destaca por oferecer parcelas acessíveis e ausência de juros, fazendo com que o consumidor tenha mais planejamento financeiro. Além disso, o modelo permite que o cliente organize suas metas de médio e longo prazo, reduzindo riscos associados a flutuações econômicas e à volatilidade do mercado.

A experiência de Leandro de Souza Neiva, de 38 anos, médico psiquiatra de Paracatu (MG), reforça esse novo olhar para o consórcio como instrumento de planejamento. “Escolhi o consórcio pois ele se destacou frente às outras opções do mercado como uma alternativa segura e planejada para a compra do meu veículo. A facilidade em conseguir o recurso foi o fator decisivo para a minha escolha”, relata o médico.

Para Sebastião Cirelli, diretor de consórcios da Rodobens, a busca por cotas maiores e prazos mais longos mostra que os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de um planejamento financeiro estruturado e sustentável. “O consórcio deixa de ser apenas uma alternativa para contemplação e passa a ser um instrumento para quem quer construir patrimônio com segurança e autonomia”, acrescenta.

Com mais de 75 anos de atuação, a Rodobens reforça seu compromisso em oferecer soluções acessíveis, seguras e alinhadas às novas demandas do mercado, atendendo clientes que buscam mais autonomia e visão estratégica na construção do patrimônio.

Total
0
Shares
Anterior
Sedgwick nomeia Miriam Aureliano Santato como Diretora Comercial no Brasil
person using MacBook

Sedgwick nomeia Miriam Aureliano Santato como Diretora Comercial no Brasil

A Sedgwick, referência mundial em peritagem e gestão de sinistros, anunciou a

Próximo
Hospital Mário Covas apresenta avanços do Projeto Lean na área cirúrgica e de internação
Foto: Divulgação

Hospital Mário Covas apresenta avanços do Projeto Lean na área cirúrgica e de internação

Com o uso de ferramentas de gestão e análise, unidade aumenta eficiência

Veja também