Bradesco Seguros

Consórcio estimula aquisição de veículos e implementos mais sustentáveis

Manuel Bernardo, gerente comercial do Consórcio Librelato / Foto: Divulgação
Manuel Bernardo, gerente comercial do Consórcio Librelato / Foto: Divulgação

O número de participantes ativos no segmento aumentou 11% em novembro de 2024

O consumo consciente vem ganhando espaço entre consumidores de diversos setores e impactando diretamente o comportamento das empresas, incluindo a indústria automobilística. A preferência por veículos menos poluentes, movidos a eletricidade ou com maior eficiência no consumo de combustível, já é uma realidade consolidada no mercado. Os avanços tecnológicos têm viabilizado a produção de modelos mais modernos, alinhados aos critérios da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança).

No segmento de veículos pesados, essa necessidade se torna ainda mais urgente, dado o impacto significativo que esses automóveis exercem no meio ambiente. Adotar práticas sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma exigência para reduzir emissões e contribuir para um futuro mais responsável.

Segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), os veículos fabricados no Brasil a partir de 2022 podem reduzir em até 95% as emissões de gases poluentes. Os mais atuais diminuem em 98% a emissão de material responsável pela fumaça escura, causadora de doenças respiratórias. Neste contexto, as diretrizes do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) apontam para a importância da utilização de frotas modernas, capazes de contribuir com a diminuição da poluição atmosférica.

Além disso, ao se optar por modelos mais atuais, é possível ter acesso a veículos equipados com tecnologias recentes, capazes de melhorar a segurança do motorista, otimizar rotas, reduzir os custos e o número de acidentes por meio de manutenções programadas.

Benefícios do consórcio

De acordo com Manuel Bernardo, gerente comercial do Consórcio Librelato, administrado pela Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, a modalidade financeira é uma aliada na troca de veículos e implementos, já que é isenta de juros. “O consórcio permite que o cliente de pequeno, médio ou grande porte realize a renovação de frota por preços mais baixos, em comparação ao financiamento, por exemplo, que é atrelado à taxa de juros. Então,  a substituição por novos modelos que atendam a práticas sustentáveis e estejam equipados com tecnologia de ponta é mais acessível pelo consórcio”, explica Manuel.

Entre as vantagens da modalidade também estão o pagamento de parcelas reduzidas, assessoria e planejamento financeiro projetados segundo as necessidades do cliente. “Os benefícios do consórcio estimulam empresas a adquirirem veículos e implementos adequados à agenda ESG.  Para além da eletrificação, uma revolução no uso de combustíveis mais sustentáveis, devemos voltar nosso olhar para a substituição de automóveis antigos em circulação. A aposta em novos modelos também confere outros ganhos, como aumento da produtividade e a redução de manutenção, devido à utilização de tecnologias atualizadas”, pontua o gerente comercial.

Busca em alta

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) apontam que o número de participantes ativos no segmento de pesados até novembro de 2024 foi de mais de 864 mil consorciados, registrando um aumento de 11% em comparação ao ano anterior. “Os números indicam que o consórcio tem se mantido como uma opção atrativa na hora de adquirir veículos pesados ou implementos. A preocupação com práticas sustentáveis pode ser um dos fatores que estimulam a alta da procura. A expectativa é que 2025 siga a mesma tendência”, finaliza.

Total
0
Shares
Anterior
54% dos profissionais buscam novo emprego em 2025
Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half América do Sul / Foto: Divulgação

54% dos profissionais buscam novo emprego em 2025

69% dos empregados gostariam de trocar de empresa enquanto 31% desejam uma

Próximo
Planos de assistência médica registraram 51,5 de beneficiários em novembro de 2024, diz ANS
Operadoras de saúde fecham semestre com saldo positivo pela primeira vez desde 2021 / Foto: Freepik

Planos de assistência médica registraram 51,5 de beneficiários em novembro de 2024, diz ANS

Agência Nacional de Saúde Suplementar divulga dados de beneficiários do

Veja também