MAPFRE

Consórcio: mitos, desafios e vantagens de um modelo que evolui com o tempo

Adriano Bruni, diretor comercial da Ademicon / Foto: Divulgação
Adriano Bruni, diretor comercial da Ademicon / Foto: Divulgação

Confira artigo de Adriano Bruni, diretor comercial da Ademicon formado em Direito com Pós-Graduação em Gestão e Planejamento de Negócios

O setor de consórcios segue em plena ascensão. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), nos primeiros nove meses de 2025, o segmento alcançou 3,83 milhões de cotas comercializadas, o que aponta um crescimento de 13,6% sobre o mesmo período de 2024. Além disso, acumulou R$ 367,23 bilhões em negócios, ficando 29,8% acima dos R$ 282,98 bilhões alcançados no ano passado.

Criada há mais de 60 anos, a modalidade é uma das formas tradicionais para aquisição de bens e serviços no Brasil. Ao longo do tempo, porém, o sistema colecionou rótulos que ainda persistem no imaginário popular como: “consórcio é só para quem não tem pressa” ou “consórcio é complicado demais”. Estes são alguns exemplos de mitos que envolvem o produto e que não resistem a uma análise atenta, especialmente diante da evolução do setor e das novas possibilidades que ele oferece.

A verdade é que o consórcio nunca foi sinônimo de espera indefinida. Ele é, em sua essência, uma ferramenta de planejamento financeiro. Explico: nesta modalidade o participante escolhe o valor de crédito desejado, seja para aquisição de imóveis, veículos, serviços ou outros bens móveis, e paga parcelas mensais compatíveis com seu orçamento. A contemplação acontece por sorteio ou lance, e há diferentes caminhos que permitem acelerar esse processo, de acordo com a estratégia e a capacidade financeira de cada consorciado.

Diferentemente do que alguns pensam, trata-se de um sistema sério e seguro, com sorteios feitos pela loteria federal, regulado pelo Banco Central do Brasil e com uma lei própria (Lei 11.795), desde 2008. Tais características, além de regras claras, segurança jurídica e gestão profissional, comprovam que o resultado do consórcio depende de planejamento e disciplina.

A ideia de que o consórcio tem um processo complicado também já ficou para trás. A digitalização do setor transformou a experiência do cliente: hoje, é possível simular planos, acompanhar lances e outros trâmites com total transparência e praticidade. Administradoras de consórcio têm sido protagonistas nessa transformação, aliando uma jornada de compra simples ao atendimento consultivo e a soluções que se adaptam ao perfil e necessidades de cada consumidor.

No que diz respeito às vantagens do sistema, entre as principais estão a ausência de juros e a correção anual do crédito, que preserva o poder de compra mesmo frente à inflação. Além disso, não existe entrada, e algumas empresas do setor até permitem o pagamento de parcelas reduzidas até a contemplação, tornando o acesso mais democrático e o planejamento viável.

Além de uma alternativa de compra, a modalidade se consolidou como um instrumento de educação financeira ao incentivar o consumo consciente, o investimento de forma disciplinada e a realização de planos sem comprometer as finanças. Em um país onde o crédito ainda é caro e escasso e o endividamento é alto, planejar-se por meio do produto representa não só uma escolha inteligente, mas também uma mudança cultural.

O maior desafio, portanto, não está no modelo, mas na percepção. Desfazer mitos e entender o consórcio como uma estratégia é o primeiro passo para que mais brasileiros descubram que o planejamento pode sim ser o melhor aliado na conquista de seus projetos e sonhos.

Total
0
Shares
Anterior
Zurich anuncia novo superintendente comercial de Vida com foco em impulsionar o crescimento dos negócios e expansão do vida individual
Sérgio Prates / Foto: Divulgação

Zurich anuncia novo superintendente comercial de Vida com foco em impulsionar o crescimento dos negócios e expansão do vida individual

Movimentação reforça estratégia da companhia de expansão do produto vida

Próximo
Seguro PIX consolida proteção ao meio de pagamento mais utilizado no país
person holding space gray iPhone 7

Seguro PIX consolida proteção ao meio de pagamento mais utilizado no país

Às vésperas da Black Friday, especialistas recomendam que clientes busquem

Veja também