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Consumo no Natal: 93,7% dos consumidores que compram em marketplaces têm capacidade de pagamento de até R$ 2 mil, mostra Serasa Experian

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Foto: luana niemann no Unsplash

1,8% apresentam alta capacidade de pagamento; Desses, 69% têm renda acima de R$ 10 mil

Às vésperas do Natal, uma das principais datas do varejo, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizou um estudo inédito que traz o perfil de consumo dos brasileiros para marketplaces e mostra estratégias de segmentação para o varejo. Utilizando uma base de 54 milhões de CPFs, o levantamento traz que 93,7% dos consumidores com afinidade ao canal possuem capacidade de pagamento de até R$ 2 mil, e, dentro desse grupo, 67,7% têm renda mensal de até R$ 2 mil.

No topo da pirâmide estão 1,8% da base, que é composta por consumidores que apresentam alta capacidade de pagamento — acima de R$ 4 mil — e, dentro desse grupo, 69% possuem renda superior a R$ 10 mil, além de concentrarem indicadores mais elevados de uso de serviços digitais e financeiros. No meio da pirâmide ficam os 4,5% de consumidores cuja capacidade de pagamento é de R$ 2 mil a R$ 4 mil e metade deles possuem renda superior a R$ 6 mil.

O estudo foi gerado a partir da plataforma Insights Hub, da Serasa Experian, que reúne dados analíticos, comportamentais e financeiros para análises mais assertivas. A avaliação considerou 54 milhões de consumidores com afinidade a marketplaces, a partir do cruzamento de informações como Capacidade de Pagamento e probabilidade de compra nesse ambiente. Também foram analisados dados de renda, pontualidade de pagamento, dívidas em atraso e Serasa Score, permitindo um retrato mais completo dos perfis avaliados.

“Para os varejistas, períodos de forte movimentação do consumo, como o Natal, exigem estratégias precisas de captação e conversão, além de diferenciação frente à concorrência. Nesse contexto, entender quem é o consumidor com potencial de compra em marketplace, considerando que esse público representa um terço dos brasileiros com propensão ao consumo no Natal, e conhecer a capacidade de pagamento de cada cliente tornam-se fatores essenciais para entregar a oferta certa no momento certo e pelo canal mais adequado. Isso significa direcionar o consumidor para a experiência que cabe no orçamento dele e que está alinhada ao seu hábito de compra”, explica Gustavo Monteiro, Diretor de Software Solutions da Serasa Experian.

Detalhamento do perfil: classe social

O recorte do estudo por classe social mostra que a maioria dos consumidores que tem a menor capacidade de pagamento (até R$ 2 mil) pertencem às classes C (51,6%) e D (25%), enquanto 17,4% pertencem à classe B. Esse público apresenta, ainda, indicadores relevantes de engajamento digital: 73,1% realizam compras online, 60,2% têm afinidade com produtos de moda e 57,4% são leitores digitais. Em termos financeiros, 61,7% possuem pontualidade de pagamento entre 76% e 100%, enquanto 39,1% utilizam cartão de crédito para pagamento de suas compras e 89,9% não resgatam milhas. No recorte de Score, o grupo apresenta distribuição variada, com destaque para 41,7% na faixa de 401 a 600, uma pontuação intermediária, e 19,9% entre 601 e 800, faixa considerada excelente.

Já o meio da pirâmide (grupo com capacidade de pagamento entre R$ 2 mil e R$ 4 mil) é composta majoritariamente por consumidores das classes B (48,1%) e C (33,8%). Em relação ao comportamento digital, 88,5% realizam compras online, 62,8% têm afinidade com produtos de moda e 54,7% são leitores digitais. Do ponto de vista financeiro, 97,6% apresentam pontualidade de pagamento entre 76% e 100%; 91,3% não possuem dívidas atrasadas e 70,8% são heavy users de cartão de crédito. O Score se destaca pela concentração em faixas de risco baixo: 52,7% estão entre 801 e 1000 e 35,8% entre 601 e 800.

Por fim, o topo da pirâmide, os 1,8% de consumidores com maior capacidade de pagamento (acima de R$ 4 mil), tem maior concentração nas classes B (52,7%) e A (20%). É também o público que mais se destaca em engajamento digital: 95,6% realizam compras online, 89,6% são heavy users de cartão de crédito, 85,5% utilizam bancos digitais e 73,6% resgatam milhas.

Em termos de estabilidade financeira, 98,3% têm pontualidade de pagamento entre 76% e 100%, 91% não possuem dívidas atrasadas e 50,4% registram Score Serasa entre 801 e 100, a maior proporção entre os três grupos.

“Com o mercado cada vez mais competitivo e brigando pela atenção do cliente, a hiperpersonalização se torna fundamental na hora de desenhar ofertas. Entender o momento financeiro, somado ao comportamento de compra de cada cliente, em cada ambiente – digital ou físico – possibilita a definição de estratégias e segmentações mais assertivas. Esse tipo de análise só é possível graças à inteligência analítica da Serasa Experian, que permite uma visão mais precisa para apoiar mercado. Por meio do Insights Hub, nosso objetivo é entregar informações cada vez mais robustas aos nossos clientes, para que a tomada de decisão contribua com seus objetivos de negócio”, finaliza Monteiro.

Metodologia – Insights Hub

O estudo foi realizado a partir da plataforma Insights Hub é uma plataforma analítica que combina dados demográficos, comportamentais e financeiros de mais de 187 milhões de consumidores brasileiros para apoiar, estudos de mercado e estratégias de segmentação com ética e segurança, permitindo que empresas planejem campanhas e se conectem às audiências mais propensas ao consumo.

A análise contou com uma base de 54 milhões de consumidores com afinidade a marketplaces, a partir do cruzamento de informações como Capacidade de Pagamento e probabilidade de compra nesse ambiente. Também foram analisados dados de renda, pontualidade de pagamento, restritivos e Score Serasa 4.0

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