Diante de um mercado cada vez mais exigente, o setor financeiro intensifica os investimentos em transformação digital
A busca por eficiência, escalabilidade e melhores experiências reflete um movimento que vem se consolidando nos últimos anos, especialmente diante da pressão por inovação, competitividade e atendimento mais ágil aos clientes.
No segmento de cooperativas de crédito, esse avanço também é expressivo. Segundo dados do Banco Central, 57% dos municípios brasileiros já contam com cooperativas, que atendem 17,3 milhões de cooperados em todo o País. O total de ativos do setor alcançou R$ 731 bilhões em dezembro de 2023 — um indicativo da força e da relevância dessas instituições na economia nacional.
Atenta a esse cenário, a Sicredi Norte SC decidiu investir no desenvolvimento de uma solução tecnológica própria, por meio de uma parceria com a Lyncas — empresa de Jaraguá do Sul especializada em tecnologia —, para aprimorar a gestão de objetivos e fortalecer seus processos internos. A decisão surgiu após a constatação de que a ferramenta de mercado utilizada até então já não atendia às necessidades específicas da cooperativa.
“Entendemos que, com o rápido crescimento da Cooperativa, teríamos que evoluir em nossa solução de gestão e organização dos Times da Cooperativa e que essa solução, sendo personalizada, deveria representar o nosso propósito e modelo de atuação que nos diferencia do mercado financeiro sendo juntos, próximos e ativos”, explica Alain Cassiano, gerente de Processos e Qualidade da Sicredi Norte SC.
A cooperativa utilizava uma solução padrão de mercado para registrar e acompanhar a evolução dos objetivos, metas secundárias e compromissos — fossem eles relacionados ou não à estratégia. Porém, com o amadurecimento do modelo de gestão, a rigidez e a dificuldade de adaptação da plataforma se tornaram obstáculos para escalar o processo e atender às demandas internas com mais agilidade e eficiência.
A plataforma não só manteve funcionalidades essenciais, como também agregou recursos personalizados, com melhorias na usabilidade, na experiência dos colaboradores e na autonomia dos times. “Com a solução, e da forma que foi construída, conseguimos representar de forma assertiva o nosso modelo de negócios, melhorando a experiência de todos os nossos colaboradores com uma jornada simples e fluída”, destaca Alain.
O projeto trouxe ganhos expressivos para a rotina da cooperativa, como maturidade tecnológica, integração das equipes e mais eficiência nos processos. Além disso, reflete a consolidação de uma estratégia de TI, desenvolvida com apoio da Lyncas.