Treinamento ministrado pelo IQA apresentou conteúdo exclusivo sobre as tendências do cenário automotivo e como lidar com as novas tecnologias de maneira mais eficiente
A Copart, referência mundial em soluções de recuperação e venda de veículos, foi a principal patrocinadora de um treinamento exclusivo ministrado pelo IQA (Instituto de Qualificação Automotiva), sobre veículos elétricos e híbridos. O evento aconteceu em São Paulo (SP) e recebeu representantes das principais seguradoras do Brasil. O treinamento também contou com a colaboração da Porto Seguro, que disponibilizou um espaço e estrutura em seu pátio para o curso. Ao final do treinamento, os participantes foram certificados pelo IQA.
“O mercado de veículos elétricos e híbridos tem experimentado um crescimento significativo no Brasil nos últimos anos, refletindo uma tendência global em direção à mobilidade sustentável. Nesse contexto, as seguradoras estão buscando se adaptar e compreender as particularidades desse segmento em rápido desenvolvimento. Pudemos contribuir de maneira relevante na construção do conteúdo do curso para apoiar a indústria de seguros na adaptação a essas mudanças”, comentou Ciro Ronchezel, diretor comercial da Copart no Brasil.
Além do apoio financeiro para a realização do evento, a Copart lançou mão de sua expertise em carros elétricos e híbridos, adquirida em mercados da Europa e dos Estados Unidos, para auxiliar na composição do conteúdo oferecido às seguradoras. Durante o treinamento, os instrutores do IQA destacaram a importância de que as seguradoras compreendam profundamente os aspectos construtivos e a arquitetura atual dos veículos elétricos e híbridos. Os participantes receberam informações detalhadas sobre os tipos de baterias de lítio automotivas, suas tensões, correntes e os cuidados necessários para o seu manuseio seguro.
A infraestrutura adequada para o armazenamento de salvados de veículos elétricos e híbridos também foi abordada em detalhes, assim como a importância da partida auxiliar apropriada e os procedimentos de verificação e movimentação interna. A utilização dos equipamentos corretos para a movimentação dos veículos foi enfatizada, juntamente com os equipamentos de segurança necessários, em conformidade com a NR-10.
Outros tópicos abordados incluíram a carga mínima de bateria necessária para transporte e guarda, os cuidados especiais a serem tomados com veículos sinistrados por colisão e os procedimentos em casos de emergência.
O apoio da Copart ao treinamento contribuiu decisivamente para que as seguradoras construam uma base sólida para lidar com a crescente presença de veículos elétricos e híbridos no mercado de seguros automotivos, capacitando-as a avaliar com precisão e eficiência esses tipos de veículos em caso de sinistros.