Mais de 2,7 milhões de usuários escolheram produtos sustentáveis neste último ano, um crescimento de 27% em comparação com o ano anterior e 68% nos últimos dois anos
As vendas nas categorias de Produtos Sustentáveis do Mercado Livre, criada em 2019, registraram um crescimento de 26% em comparação com o período anterior em 2023. No total, foram vendidos mais de 4,8 milhões de produtos com impacto positivo na região. É o que destaca a nova edição do estudo regional “Tendências de consumo online com impacto positivo”, elaborado pela empresa a partir de dados internos e de uma pesquisa com usuários da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai que adquiriram pelo menos um item desse tipo nos primeiros seis meses do ano.
O estudo revela, além disso, que mais de 2,7 milhões de usuários escolheram produtos sustentáveis neste último ano, um crescimento de 27% em comparação com o ano anterior. São mais de 38 mil empreendedores, 9% a mais, que oferecem produtos com algum impacto socioambiental positivo, trazendo benefícios para o planeta e para as pessoas, promovendo um estilo de vida e hábitos sustentáveis. O mercado brasileiro, por exemplo, concentrou 43% dos mais de 38 mil vendedores catalogados como sustentáveis, e 45% dos produtos disponíveis em nossa plataforma.
A moda sustentável foi a categoria que mais cresceu na América Latina em comparação com o ano anterior em unidades vendidas (92%) e compradores (91%). O maior crescimento de vendas desses produtos foi na Argentina e no Brasil, com 133% e 132%, respectivamente, seguido pelo México com 83% e o Chile, 62%. Seu catálogo se expandiu em 48% em toda a região. Calças, meias, camisetas e pijamas (fabricados com materiais reciclados, fibra de bambu ou certificados) foram os produtos mais escolhidos. Já no Brasil, os eletrodomésticos com eficiência energética aumentaram em 124%, e os jogos e brinquedos, 94%.
Em supermercado sustentável, há oferta de produtos orgânicos, agroecológicos ou veganos, além de produtos de higiene pessoal reutilizáveis ou “lixo zero” e 100% compostáveis ou fabricados por empresas certificadas. Essa categoria cresceu 8% em relação à 2023, sendo que produtos relacionados à alimentos e bebidas são os mais escolhidos. Os Top 3 itens mais escolhidos são leite vegetal, granola orgânica e cápsula de café reutilizável.
“Vemos um crescimento no consumo de produtos com impacto, em comparação com o período anterior. O número de compradores que optam por itens sustentáveis segue crescendo: 27% em comparação ao ano passado e 68% nos últimos dois anos. Nosso compromisso é acompanhar cada vez mais pessoas e empreendedores no caminho para um estilo de vida mais sustentável. Por isso, continuamos trabalhando para oferecer uma ampla gama de artigos, dando visibilidade àqueles que estão construindo um futuro com maior impacto positivo”, afirma Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
O estudo regional, além dos dados da plataforma, também traz os resultados de uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre com usuários que realizaram pelo menos uma compra de um produto com impacto positivo*. 7 em cada 10 pessoas concordam que suas decisões de compra podem ter um impacto positivo sobre o ambiente e as comunidades, e 9 em cada 10 consideram preocupante a situação ambiental atual. Nesse sentido, as principais razões de preocupação são o aquecimento global, a poluição da água e o desmatamento. Já o Brasil é o país mais preocupado com as inundações.
O estudo regional “Tendências de consumo online com impacto positivo” é realizado desde o ano de 2020 com o objetivo de mostrar as tendências de consumo com impacto positivo na plataforma. Da pesquisa também se conclui que o mais valorizado pelos usuários ao escolher artigos com impacto positivo é, principalmente, a composição e a origem da matéria-prima (materiais reciclados, orgânicos, naturais ou livres de crueldade) e, em segundo lugar, a “Proteção à biodiversidade”.
Em linha com a valorização da biodiversidade, há 5 anos o Mercado Livre criou o Programa Biomas a um Clique, que fortalece negócios da sociobiodiversidade, facilitando o acesso ao mercado, por meio da capacitação, benefícios, apoio logístico, visibilidade e rede para empreendimentos de impacto de quatro biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Desde seu lançamento, mais de 160 empreendimentos já passaram pela capacitação e 96 deles já estão vendendo produtos por meio do ecossistema do Mercado Livre. No total, já foram vendidos na plataforma mais de 80 mil desses artigos.
A seção de Produtos Sustentáveis do Mercado Livre conta com uma curadoria de mais de 30 categorias, como Alimentação Consciente, Compostagem, Hortas e Jardinagem, Cuidado Pessoal com Impacto Positivo, Eficiência Energética, Eletrônicos Recondicionados, Energias Renováveis, Moda Sustentável, Mobilidade de Baixas Emissões, Produtos Orgânicos, Produtos Reutilizáveis e/ou de ‘Lixo Zero’ e Sociobiodiversidade.
A edição 2024 do estudo pode ser encontrada neste link.