Dwelling coverage ajuda a proteger o sonho da casa própria
63% dos compradores de imóveis no último trimestre de 2023 tiveram como objetivo usar o bem adquirido como moradia própria, segundo o relatório Raio-X FipeZAP: perfil da demanda de imóveis. Entre os que declararam intenção de adquirir imóveis nos primeiros meses deste ano, 93% dos respondentes declararam como objetivo seu uso para moradia – em particular, com finalidade de morar com alguém (82%). Nos EUA, a taxa de propriedade de casas aumentou ligeiramente em 2022, atingindo a maior cifra desde 2011, de acordo com a ferramenta Statista. Apesar de uma leve queda em 2023, a proporção de domicílios ocupados por proprietários ficou em 65,7%.
“Esse interesse em ter um lar levanta a necessidade de que ele esteja coberto em situações diversas nos EUA”, afirma Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “O imigrante latino que vive hoje o sonho americano precisa compreender quais as possibilidade para proteger esse sonho de virar um pesadelo”, acrescenta.
Para essa situação existe nos EUA o dwelling coverage (em português: cobertura de habitação), uma parte importante da apólice de seguro residencial (Homeowners) e a cobertura que protege a construção e quaisquer estruturas anexas como garagem, por exemplo. O seguro residencial pode ajudar a cobrir os custos de reparo ou reconstrução de sua casa.
O dwelling coverage é, portanto, a cobertura de habitação da apólice de seguro residencial e pode fornecer proteção para vários tipos de estruturas, que podem incluir a casa em si, garagens ou decks anexados à construção, varandas, chaminés, materiais de construção instalados permanentemente (pisos, tetos, bancadas, armários, pias, etc.). Ela cobre danos a estruturas, incluindo fundação, pilares, paredes e telhado, e também pode abranger itens instalados como armários embutidos, ar condicionado, forno e aquecedor de água.
Também chamada de “Cobertura A” dentro da apólice, a dwelling coverage, em geral, cobrirá danos de causas como incêndio e fumaça, queda de raios, ventanias, granizo ou tempestade de vento, incluindo tornados, explosões, vandalismo, roubo, peso da neve, granizo ou gelo, objetos que caiam, choque por aeronave ou automóvel, erupção vulcânica, tornados, água originada por mau funcionamento do aquecedor ou ar condicionado e congelamento de encanamento, dutos de calor, sistema de irrigação.
Vale lembrar também que apólices padrão não costumam cobrir danos causados por inundações, terremotos, backups de esgoto ou negligência na manutenção, no entanto, há coberturas extras para proteger dos riscos de cada região.
Outro ponto importante é que a dwelling coverage funciona para apartamentos de forma diferente de casas. A maioria dos proprietários de lares em edifícios residenciais possui apenas sua própria unidade, não o prédio em si, portanto, o seguro não precisa cobrir itens como telhado ou paredes externas. As associações do condomínio costumam possuir uma apólice de seguro principal que cobre a estrutura do edifício. No entanto, pode ser preciso uma cobertura para armários, eletrodomésticos embutidos e pisos em cada unidade. O que é preciso incluir na apólice vai depender do tipo de apólice que o condomínio tem.
Por exemplo, muitos seguros de associações de condomínios cobrem as paredes, o teto e o chão das unidades, mas não cobrem nada anexado a eles, trazendo a necessidade de algo independente para cobrir carpetes, armários e eletrodomésticos embutidos.