Crise de reputação e ética digital: Acrefi promove workshop sobre os riscos da influência nas redes sociais 

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Photo by Nathan Dumlao on Unsplash

Evento acontece no próximo dia 25, reunindo especialistas em Direito Digital para orientar profissionais e influenciadores do setor financeiro sobre como proteger imagem e credibilidade nas redes, cenário onde 81% dos consumidores já foram influenciados por anúncios online ao comprar um carro 

Com as redes sociais cada vez mais presentes no cotidiano profissional e corporativo, transformando não apenas os hábitos de consumo, mas também a forma como as pessoas constroem sua reputação pública, afetando diretamente as relações de consumo e até influenciando como se constrói o acesso ao crédito responsável, a Acrefi realiza no dia 25 de agosto, das 9h às 12h, o workshop “Influência Digital: postura ética e reputação nas mídias”. Com entrada gratuita, o evento acontece no Auditório B3, e vai abordar os impactos reais da atuação online sobre a credibilidade profissional, a concessão de crédito e a integridade do sistema financeiro. 

A proposta é debater os riscos e as responsabilidades da atuação pública no ambiente digital, especialmente diante do aumento de casos de cancelamento, desinformação e violações de reputação e imagem, com especialistas de referência no Direito Digital. O encontro terá três painéis com foco prático e jurídico: “Engajamento real: como crescer com autenticidade”, com Cristiano Caporici; “Influência com propósito: ética, verdade e responsabilidade”, com a Dra. Patricia Peck, PhD; e “Segurança digital: proteja sua imagem e sua audiência”, com a Dra. Cristina Sleiman. 

“Vivemos um momento em que presença digital e reputação caminham juntas. Nosso objetivo é trazer orientações práticas e estratégicas para que profissionais e empresas saibam como se posicionar com ética e responsabilidade nas redes, especialmente em setores sensíveis como o financeiro, onde cada declaração pública pode influenciar a relação com os clientes e impactar diretamente as escolhas do dia a dia das pessoas, que confiam nessas informações para administrar seu dinheiro e planejar o futuro. Nesse contexto, esse cuidado é essencial para zelar pela credibilidade individual e institucional, e para a sustentabilidade do crédito e da confiança no sistema”, afirma Tadeu Silva, presidente da Acrefi. 

O tema é especialmente relevante para o setor financeiro. Segundo pesquisa da F&I Brasil, 81% dos consumidores brasileiros afirmam ter sido influenciados por anúncios online ao comprar um carro – dado que reforça o papel da atuação digital no processo de crédito e financiamento. Além disso, em um país com mais de 144 milhões de usuários ativos em redes sociais – o equivalente a 66% da população –, a reputação digital tornou-se um ativo estratégico, capaz de influenciar valor de mercado, confiança institucional e decisões de negócio. 

Estudos conduzidos pela PwC revelam que, embora 87% dos líderes empresariais acreditem que seus clientes confiam em suas marcas, apenas 30% dos consumidores compartilham dessa percepção. E mais: 71% dos entrevistados afirmam que deixariam de comprar de uma empresa que perdesse sua confiança. Um único comentário negativo, segundo a consultoria BrightLocal, pode comprometer dezenas de potenciais clientes, especialmente em setores de alta exposição reputacional, como o financeiro.  

“Mais do que proteger marcas e carreiras, boas práticas nas redes sociais também contribuem para relações de consumo mais conscientes e responsáveis. Um influenciador que atua com transparência e ética, sobretudo ao abordar produtos financeiros, evita promessas irreais e ajuda o público a tomar decisões mais alinhadas à sua realidade. Isso favorece um ambiente de crédito mais saudável, reduz o risco de inadimplência e combate o superendividamento. Ao mesmo tempo, é papel das instituições financeiras garantir que a concessão de crédito seja fiel à renda do tomador, com critérios éticos e preventivos. Comunicação, reputação e responsabilidade caminham juntas nesse processo”, pontua Cintia Falcão, membro da diretoria executiva da Acrefi. 

O evento é aberto ao público, especialmente profissionais de comunicação, influenciadores, equipes de compliance e interessados em reputação digital. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da associação: https://eventos.acrefi.org.br/inscreva-se-influencia-digital.  

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