Em sua 10ª edição, evento acontecerá no dia 11 de setembro, na sede do Cubo Itaú, e é aberto ao público; ocasião celebrará os 10 anos do hub de fomento à inovação e empreendedorismo tecnológico
O Cubo Itaú, hub de fomento à inovação e empreendedorismo tecnológico, realiza no próximo dia 11 de setembro a 10ª edição do Cubo Conecta, encontro que anualmente reúne founders, C-levels, pesquisadores e investidores do ecossistema de inovação para fomentar conexões estratégicas, compartilhar visões de futuro e debater os rumos dos negócios na América Latina. Em 2025, o evento terá como marca especial a celebração dos 10 anos de trajetória do Cubo.
Neste ano, participarão também personalidades de renome no mundo, como Kasley Killam, que foi a responsável por abrir o SXSW neste ano e é considerada uma referência global em conexões humanas e inovação social. Ela falará sobre “O Lado Humano: Por que a Saúde Social Molda Nosso Futuro Coletivo?”.
Outro destaque é Luana Génot, fundadora e diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que lidera ações de educação antirracista, ESG e inclusão no mercado de trabalho. Ela estará ao lado de Sérgio Serapião no painel “Tecnologia com propósito: inovação a serviço das pessoas”. Serapião é CEO da Labora, startup que valoriza talentos seniores por meio de modelos de trabalho inclusivos. Também criou o Movimento LAB60+, dedicado ao protagonismo de pessoas acima de 60 anos, com foco em inclusão geracional, bem-estar social e novos modelos de trabalho.
Também marcam presença Thomaz Cortes (McKinsey), que comandará a palestra “Do Hype à habilidade: destravando competências para o futuro digital com IA”; e o atleta e comentarista Diego Ribas, com a talk “Endurance, inovação e alta performance: lições do Ironman para o empreendedorismo tech”. Ao seu lado, estará Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports.
“O Cubo Conecta nasceu com a missão de ser um espaço de troca, inspiração e construção coletiva, e ao longo dos últimos anos tem cumprido esse papel ao trazer para o centro do debate os grandes temas que movem a inovação. Já discutimos tendências que hoje estão consolidadas no mercado e seguimos olhando para frente, conectando pessoas, empresas e ideias que têm potencial de transformar a realidade. Celebrar os 10 anos do Cubo nesse encontro é reafirmar nosso compromisso de continuar provocando reflexões e estimulando ações concretas para uma inovação mais inclusiva, sustentável e humana”, afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.
O evento ainda será palco do lançamento de dois estudos inéditos. A primeira pesquisa é “Trajetórias Sustentáveis”, realizada pelo Cubo em parceria com A Guilda, consultoria estratégica especializada em foresight e design de futuros, que analisa riscos, oportunidades e tendências para a próxima década, visando orientar decisões estratégicas no presente. O estudo mapeia mais de 50 relatórios de organizações nacionais e internacionais como ONU, IPCC, WEF e FGV, e identifica quatro grandes paradigmas de futuro — Sobrevivência, Manutenção, Transição e Equivalência. Um dos principais achados é que todas as startups, de forma direta ou indireta, podem ser consideradas ESG, reforçando a urgência de soluções locais e inclusivas para enfrentar crises climáticas, desigualdades sociais e desafios de saúde global.
A segunda pesquisa é o Radar Deep Tech LatAm 2025, conduzido pela Emerge — empresa brasileira de inteligência em ciência e tecnologia que conecta pesquisa científica a desafios de grandes empresas e governos — , em parceria com o Cubo. Após edições anteriores focadas no Brasil, o estudo agora amplia seu escopo para toda a América Latina, onde conseguiu mapear 1316 deep techs.
Outro destaque será a presença de Leonardo Lenz Cesar, da LiveMode/CazéTV, parceira estratégica do Itaú na criação de conteúdo digital, que estrelará um painel sobre novas formas de engajar comunidades online, explorando a interseção entre entretenimento, creators e inovação.
Com palestras magnas, painéis intergeracionais e aulas práticas, o Cubo Conecta 2025 se firma como um espaço de convergência entre tecnologia, negócios e impacto social. A agenda trará discussões sobre inteligência artificial, ESG, deep techs, inovação aberta, bem-estar organizacional e foresight estratégico.
Uma década de Cubo e o futuro
Desde a sua fundação, em 2015, o Cubo Itaú se consolidou como um dos maiores hubs de inovação da América Latina, conectando mais de 500 startups a dezenas de grandes empresas e investidores. Em uma década, impulsionou o mercado de venture capital, lançou iniciativas voltadas a ESG e ajudou a transformar a realidade de empreendedores em todo o país.
O impacto é comprovado pelos resultados: em 2024, as startups do Cubo faturaram juntas R$ 10 bilhões, um crescimento de mais de 40% em relação a 2023, segundo o Selo Cubo. Além disso, já empregam mais de 27 mil pessoas, reforçando o papel do hub como plataforma de crescimento sustentável para negócios de base tecnológica que oferecem soluções para desafios reais da sociedade, da inclusão financeira à saúde digital, da eficiência energética à mobilidade.
Para os próximos 10 anos, o Cubo projeta uma agenda voltada a três grandes frentes: internacionalizar conexões entre América Latina e outros polos globais de inovação; fomentar soluções de impacto com foco em ESG, inclusão e sustentabilidade; e impulsionar tecnologias emergentes como deep techs e inteligência artificial, ampliando parcerias em pesquisa aplicada e novos modelos de negócio.
“Completar 10 anos é mais do que celebrar uma trajetória: é reafirmar o legado que construímos e abrir uma nova década de inovação ainda mais conectada, humana e orientada a impacto positivo. O Cubo Conecta simboliza esse novo ciclo, sendo um espaço para refletirmos sobre o futuro e, sobretudo, construí-lo de forma colaborativa”, afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.