Com entrada gratuita, espaço ficará aberto em Belém de 12 a 16 de novembro trazendo debates sobre bioeconomia, descarbonização e soluções climáticas, e também reunirá startups, empresas, investidores e lideranças globais
O Cubo Itaú, um dos maiores Ecossistemas de inovação da América Latina, marca presença estratégica na COP30 com a Casa Cubo, um ambiente de conexão voltado ao fomento de soluções inovadoras e tropicalizadas para os grandes desafios da transição climática. De 12 a 16 de novembro, o espaço sediará uma programação com painéis, workshops e mesas-redondas que conectam tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental. O evento é gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia pelo site.
Instalada em um prédio histórico revitalizado no centro de Belém, a Casa Cubo é uma iniciativa do Cubo para a COP30. “Projetamos um espaço que funciona como plataforma de articulação entre startups, corporações, investidores, academia e sociedade civil, reunindo soluções em bioeconomia, rastreabilidade, agricultura sustentável e cadeias produtivas responsáveis: temas centrais da conferência climática. Ao fomentar inovação com propósito, a Casa Cubo contribui para posicionar o Brasil como protagonista na construção de uma economia de baixo carbono e na liderança da agenda climática global”, explica Filipe Guimarães, Head de Relacionamento com Corporações e Experiência do Cubo Itaú.
Dentre os destaques da programação, a abertura, no dia 12, traz o painel “O Potencial do Brasil na Bioeconomia do Conhecimento”, promovido pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) Brasil e Nestlé, com dados inéditos sobre o valor econômico da biodiversidade. Na sequência, será lançado um relatório sobre inovação e sustentabilidade, fruto da parceria entre o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e o NTT DATA (empresa global de tecnologia e consultoria).
No dia 13, startups brasileiras apresentam soluções em tecnologias verdes e modelos de negócio adaptados à realidade amazônica, evidenciando o potencial da inovação tropicalizada como vetor de desenvolvimento sustentável. À tarde, o foco se volta à transição energética, com debates sobre o papel estratégico dos biocombustíveis e do biometano na descarbonização da matriz energética nacional e na geração de oportunidades econômicas para comunidades locais.
O dia 14 destaca a força da juventude na agenda climática, com o painel “Jovens Líderes pelo Clima”, promovido pelo Youth COP. Representantes de instituições financeiras como Barclays (banco multinacional britânico), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Bradesco discutem o papel do setor na transição verde.
Em 15 de novembro, o painel “Soluções Baseadas na Natureza”, conduzido pela Vale e Fundo Vale, apresenta iniciativas de bioeconomia regenerativa e restauração ecológica. A programação inclui ainda debates sobre inovação em cadeias de minerais críticos e sustentabilidade em compras corporativas.
Encerrando a semana, no dia 16, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lidera um painel sobre governança e rastreabilidade na Amazônia. À tarde, o debate sobre resiliência climática reúne Humus Brasil (ONG de ajuda humanitária), União BR (movimento que conecta doadores e comunidades vulneráveis) e Itaú Unibanco para discutir estratégias de adaptação comunitária frente às mudanças climáticas.
Casa Cubo: um laboratório vivo de inovação climática
A Casa Cubo está em funcionamento desde julho de 2025, como um espaço permanente de articulação entre inovação, sustentabilidade e impacto social. Desde sua abertura, houve mais de 200 conexões para geração de negócios, consolidando-se como referência em bioeconomia e empreendedorismo de impacto. O espaço integra a Jornada ESG 2025, iniciativa do Cubo que conecta startups, investidores e grandes empresas comprometidas com uma economia verde e inclusiva.
COP no Cubo
Para ampliar o acesso às discussões da COP30 para aqueles que não puderam comparecer ao evento, o Cubo Itaú disponibilizará dois eventos online gratuitos. O primeiro reúne os principais temas que serão abordados nas discussões da COP e na programação da Casa Cubo, enquanto o segundo traz uma análise mais densa sobre os acordos, resultados e próximos passos referentes às questões climáticas, além de a Climate Action Network (CAN) apontar os países que menos contribuíram com propostas relevantes — os chamados “fósseis da rodada”. Ambos os conteúdos serão conduzidos por especialistas da Youth COP e da Eccon.
O encerramento da iniciativa acontece em 20 de novembro, com um evento híbrido e uma experiência imersiva que acontece na sala da NTT Data, localizada no 9º andar do Cubo Itaú. A programação inclui um download das discussões da COP30, voltado especialmente para quem não pôde acompanhar presencialmente. Os interessados podem se inscrever pelo site: https://www.sympla.com.br/
Serviço — Cubo Itaú na COP30
Local: Casa Cubo— Av. Gov. José Malcher, 153, bairro Nazaré, Belém (PA)
Data: 12 a 16 de novembro de 2025
Inscrições e programação completa: pelo site
12 de novembro
9h–10h | Painel: O potencial do Brasil na bioeconomia do conhecimento: um diálogo entre setor privado e inovação sobre como ciência, indústria e natureza podem impulsionar o desenvolvimento sustentável do país
Local: Auditório Casa Cubo
10h–11h | Lançamento de relatório inédito sobre inovação e sustentabilidade
Local: Auditório Casa Cubo
12h–14h | Almoço de networking (reservado para convidados)
Local: Restaurante Celeste
13 de novembro
9h–12h | Café de boas-vindas (reservado para convidados)
Local: Lounge Casa Cubo
10h–12h | Cases e soluções em tecnologias verdes, rastreabilidade e carbono – Visões de um portfólio tropicalizado
Local: Auditório Casa Cubo
15h–16h | Painel: O papel dos biocombustíveis na transição climática
Local: Auditório Casa Cubo
15h–17h | Painel: O papel do bioetanol na energia sustentável
Local: Auditório Casa Cubo
14 de novembro
9h–12h | Jovens Líderes pelo Clima – por Youth COP – com jovens ativistas e empreendedores ambientais globais
Local: Auditório Casa Cubo
9h–12h | Mesa redonda: O papel do sistema financeiro na transição verde
Local: Lounge Casa Cubo
14h–15h | Construção Sustentável
Local: Auditório Casa Cubo
15h–16h | Lançamento do livro “O mercado que pode salvar o planeta” – obra sobre soluções baseadas na natureza (reservado para convidados)
Local: Auditório Casa Cubo
15 de novembro
10h–11h | Painel: Inovando para práticas positivas na cadeia de minerais críticos
Local: Auditório Casa Cubo
14h–15h | Painel: Coalizão Compras de Impacto (ECOA) – debate sobre sustentabilidade em cadeias de suprimentos
Local: Auditório Casa Cubo
15h–16h | Painel: Inovação climática no sul global
Local: Auditório Casa Cubo
16 de novembro
10h–12h | Mesa redonda: Cadeias, Governança e Rastreabilidade
Local: Auditório Casa Cubo
14h–15h | Painel: Resiliência climática
Local: Auditório Casa Cubo
