Zendesk aponta que personalização gera fidelidade do cliente; CEO da Minha Quitandinha destaca a importância dos dados para a jornada de compra
De acordo com o relatório CX Trends 2025, elaborado pela Zendesk, em uma realidade de experiências viabilizadas por Inteligência Artificial (IA), a personalização gera mais fidelidade do cliente do que nunca. Segundo a pesquisa, no próximo ano, 56% dos inovadores em Customer Experience (CX) irão priorizar o uso da tecnologia para construir relacionamentos mais fortes com o consumidor por meio de recomendações de produtos, respostas de suporte e caminhos de transferência.
Neste cenário, Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, ressalta que a análise de dados é a chave para o sucesso da personalização. “Os dados proporcionam informações e ideias maravilhosas sobre clientes, produtos, vazão e tendências do mercado, o que pode impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade”, explica o executivo.
Segundo Mauri, coletar dados e organizá-los de maneira estruturada, de modo que os mesmos sejam armazenados de forma consistente e acessível, viabiliza que a empresa faça um estudo detalhado sobre o comportamento dos consumidores, identificando o perfil dos clientes, as preferências e os costumes de aquisições. Também, assim, é possível monitorar o desempenho dos produtos, e reconhecer tendências que auxiliem na otimização dos estoques e que gerem uma análise de preços, de modo a definir valores competitivos que maximizam o lucro.
Diante do desafio da personalização na jornada de compra, o executivo apresenta cinco etapas para facilitar este processo:
1 – Recomendações personalizadas: Mauri comenta que “com o uso de dados de compra e preferências dos clientes, a empresa pode sugerir produtos que atendem melhor às necessidades de cada consumidor, aumentando a satisfação e as vendas”.
2 – Promoções sob medida: outro ponto reforçado pelo CEO da Minha Quitandinha é que “com análises preditivas, é possível oferecer descontos e ofertas exclusivas para cada cliente, melhorando a retenção e o engajamento”.
3 – Atendimento inteligente: uma etapa essencial da jornada de compra é o tipo de atendimento, por isso, “suporte ao cliente se torna mais ágil e eficiente com chatbots e assistentes virtuais que utilizam dados para oferecer respostas rápidas e personalizadas” comenta.
4 – Gestão de estoque otimizada: um grande aliado no desenvolvimento da jornada é a gestão do estoque, em que “a análise de padrões de compra permite prever demandas e evitar falta ou excesso de produtos, garantindo que os clientes sempre encontrem o que precisam”, enfatiza o executivo.
5 – Experiência omnichannel: além de todas as ações integradas, a multiexperiência também ganha destaque, já que “Integrando diferentes canais de venda (loja física, aplicativo, site), os clientes têm uma jornada contínua e personalizada, independentemente de onde realizam a compra”.
Assim, o CEO da Minha Quitandinha reforça que, para além da transformação da jornada de compra do cliente, a análise de dados auxilia as empresas a responderem rapidamente às mudanças do mercado. “Ao estruturar as informações, as empresas podem tomar decisões mais eficientes para o dia a dia do negócio”, conclui.