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Dados revelam perfil do brasileiro que tem optado pelo consórcio automotivo

Dados revelam perfil do brasileiro que tem optado pelo consórcio automotivo / Foto: Brett Jordan / Pexels
Foto: Brett Jordan / Pexels

Levantamento do Klubi aponta idades a partir de 34 anos e renda mensal média a partir de R$ 5,9 mil

O Klubi, fintech autorizada pelo Banco Central a operar com consórcios, fez um levantamento para descobrir o perfil do brasileiro que opta pelo consórcio como alternativa para acesso ao crédito e aquisição de um carro. O levantamento divide os consorciados em 3 grupos, que contratam valores de R$ 50 mil, R$ 100 mil e R$ 150 mil.

Planos com valor de R$ 50 mil – Neste crédito inicial, a idade média dos consorciados é de 38 anos com renda média de R$ 5.900 reais por mês. A duração dos contratos escolhida por esse público é de, em média, 90 meses.

Planos com valor médio de R$ 100 mil – Neste valor, a idade média cai para 35 anos, mas a renda média dos consorciados sobe para R$ 11.900 mensais. O prazo médio de contratação também cai, para 87 meses.

Planos com valor médio de R$ 150 mil – Neste caso a idade média segue caindo, para 34 anos. Por outro lado, a renda mensal média chega a R$ 13.850 e o prazo médio sobe para 94 meses.

Recentemente o Klubi ampliou sua modalidade de crédito para planos de até R$ 200 mil. Nesta faixa mais alta, a idade do consorciado é de cerca de 37 anos, com renda mensal média que ultrapassa os R$ 14 mil. Com menos de dois meses, a nova proposta da empresa, representa mais de 40% das vendas e o Klubi estima que a nova modalidade para aquisição de carros de luxo, venha representar 50% das vendas, ainda em 2023.

O CEO e fundador do Klubi, Eduardo Rocha, explica que a experiência digital e a política de preços é o que vem atraindo cada vez mais clientes. “Além de uma taxa de administração mais baixa do que a praticada no mercado, a nossa precificação é simples, transparente e de fácil compreensão”, explica.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), no último ano houve um aumento de 12% no valor de créditos comercializados em consórcios de automotores, chegando a R$ 143,96 bilhões em negócios, somando cerca de 1,33 milhões de contemplados.

“Nos últimos anos o consórcio teve um crescimento acelerado e tem se mostrado uma ferramenta de planejamento financeiro importante para os brasileiros que sonham adquirir o seu veículo. Em paralelo, os financiamentos estão se mostrando uma alternativa cada vez menos acessível, chegando a cobrar juros acima de 3% ao mês, o que favorece a busca pelo consórcio”, finaliza o CEO.

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