Zurich no Brasil

Dahua e Dataprom implementam solução de segurança e mobilidade urbana inteligente em seis Capitais Brasileiras

Foto: Prefeitura de Pinhais (PR) / Divulgação
Foto: Prefeitura de Pinhais (PR) / Divulgação

Curitiba foi a pioneira a receber semáforos inteligentes com tecnologia de ponta, beneficiada com 83 horas de economia no trânsito para a população da cidade

A mobilidade urbana exige cada vez mais planejamento e decisões ágeis para atender às demandas diárias das cidades. A sinalização adequada em cruzamentos sempre foi um requisito básico para minimizar conflitos e garantir fluidez no trânsito. No entanto, os desafios atuais exigem soluções mais modernas e dinâmicas.

É nesse cenário que entram os Semáforos Inteligentes, dispositivos que ajustam os ciclos de forma autônoma com base em Inteligência Artificial (IA), proporcionando uma gestão de tráfego mais eficiente e capaz de responder rapidamente às mudanças repentinas nos fluxos de veículos. A solução, implementada de forma pioneira em Curitiba, já está em 17 municípios brasileiros, incluindo seis capitais (veja mais abaixo).

Dataprom é a desenvolvedora da tecnologia de Semáforos Inteligentes no Brasil. Atualmente, o sistema utiliza dados captados por câmeras da Dahua para que o Controlador Semafórico DP40-A tome decisões em milésimos de segundo, escolhendo os ciclos ideais conforme a necessidade de fluxo em tempo real.

As câmeras, que são equipadas com algoritmos avançados de IA que fornecem recursos analíticos sofisticados para a detecção precisa de ameaças em tempo real, possui também a capacidade de rastreamento automático, seguindo um indivíduo ou veículo suspeito dentro do seu campo de visão, fornecendo aos operadores uma ferramenta poderosa para vigilância proativa.

“A integração da IA na videovigilância e outros setores não é apenas um avanço tecnológico, mas um reflexo da busca constante pela melhoria da qualidade de vida das pessoas que está apenas começando. Além de rastrear delitos, a solução também é eficiente para gerenciar o fluxo de veículos em vias com alto volume de automóveis e em horários críticos.”, afirma Lucas Kubaski, diretor de produtos, soluções e marketing da Dahua.

Cidades que já adotaram a solução de Semáforos Inteligentes Dataprom

Curitiba foi pioneira na implementação da tecnologia, em março de 2019. Desde então, o sistema foi aperfeiçoado e expandido para 17 cidades de nove estados brasileiros, incluindo seis capitais, que são: Florianópolis (SC), Joinville (SC), Jaraguá do Sul (SC), Balneário Camboriú (SC), Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Pinhais (PR), Toledo (PR), Garibaldi (RS), Rio de Janeiro (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Mogi Mirim (SP), Goiânia (GO),  Rio Verde (GO), São Luís (MA), Porto Velho (RO), Serra (ES).

Resultados na prática

Um exemplo de sucesso é o município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A cidade conta com três cruzamentos equipados com Semáforos Inteligentes, dois deles localizados na rodovia municipalizada João Leopoldo Jacomel (foto anexa – Crédito Prefeitura de Pinhais), principal ligação com a capital paranaense. A tecnologia tem contribuído para a redução do tempo médio de deslocamento, principalmente nos horários de pico.

“Um sensor detecta a quantidade de veículos em tempo real e ajusta os estágios do semáforo conforme o fluxo. Quando o tráfego é baixo, o sistema opera com tempo mínimo. Quando o fluxo é intenso, expande-se dentro dos limites programados. Isso garante maior fluidez”, explica Wellington Chimanskidiretor do Departamento de Manutenção da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).

A implementação dos semáforos inteligentes com câmeras Dahua, integradas ao sistema Headway da Dataprom, está trazendo benefícios reais para a população: uma economia média de 83 horas por ano no tempo gasto no trânsito, além de maior fluidez e segurança no deslocamento urbano.

Além disso, identificamos uma média de aumento de 28% na quantidade de ciclos semafóricos ao longo do dia. Quanto mais ciclos um semáforo fizer, maior a eficiência e a adaptação dele às variações de condição de tráfego.

Como funciona a tecnologia?

Engenheiros de tráfego definem um Headway — intervalo de tempo entre veículos — ideal para cada cruzamento.

O sistema analisa continuamente esse intervalo e ajusta os tempos de sinal verde com base na densidade do tráfego.

Em caso de redução no fluxo, o ciclo é automaticamente ajustado para garantir a melhor condição possível de fluidez.

O resultado é a redução do tempo de espera nos cruzamentos equipados com a solução.

Vantagens da solução

Menos congestionamentos – Ajustes automáticos reduzem filas e melhoram a circulação.

Maior eficiência operacional – O sistema opera de forma autônoma, sem necessidade de intervenção humana.

Redução de emissões de CO₂ – Menos paradas e retomadas significam menor consumo de combustível e menos poluição.

Com os Semáforos Inteligentes, a Dataprom e a Dahua reafirmam seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a mobilidade urbana, contribuindo para cidades mais eficientes, sustentáveis e seguras.

Total
0
Shares
Anterior
Grupo A12+ anuncia participação na 20ª edição do Conec
Grupo A12+ anuncia participação na 20ª edição do Conec / Foto: Divulgação

Grupo A12+ anuncia participação na 20ª edição do Conec

O Grupo A12+ vai receber os congressistas durante a 20ª edição do Conec, entre

Próximo
Sinistros virtuais: Riscos cibernéticos estão no radar das seguradoras de automóveis
Luiza Dias, diretora-presidente da GlobalSign Brasil / Foto: Divulgação

Sinistros virtuais: Riscos cibernéticos estão no radar das seguradoras de automóveis

Confira artigo de Luiza Dias, diretora-presidente da GlobalSign Brasil

Veja também