Quinzena do Seguro

Darwin Seguros inova com tecnologia e dados e lança seguro auto mensal para quem dirige bem pagar menos

Darwin Seguros inova com tecnologia e dados e lança seguro auto mensal para quem dirige bem pagar menos / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Extremamente competitiva para os que nunca tiveram seguro auto, a insurtech traz seu primeiro produto em um seguro de automóvel completo, com jornada 100% digital e customizável

A Darwin Seguros, startup que utiliza tecnologia, dados e inteligência artificial para oferecer um ecossistema completo de seguros e outros produtos financeiros para cada perfil de usuário, lança oficialmente seu primeiro produto no mercado: um seguro de automóvel completo, com jornada 100% digital e customizável para as necessidades de cada usuário. Desde a sua fundação, em 2021, a insurtech foi apoiada por diversos investidores, dentre eles, o Banco Votorantim, um dos maiores bancos nacionais e referência no mercado de automóvel, além de ter ao lado a Swiss Re, uma das maiores resseguradoras do mundo.

Inicialmente focada no estado de São Paulo, a insurtech usa a tecnologia de telemetria do celular do segurado para conseguir oferecer preços mais adequados ao risco de cada usuário — como, quando e onde ele dirige. Na prática, o cliente fará o download do aplicativo em seu smartphone, o qual avaliará, com base em dados coletados, o seu perfil de dirigibilidade (como, por exemplo, o não uso do celular na direção, o respeito ao limite de velocidade das vias, etc.), exposição e estilo de vida, criando scores próprios e permitindo a criação de parâmetros de precificação mais precisos e adaptáveis para cada pessoa. Outro ponto que a empresa destaca, é a não necessidade de contratar o plano anualmente, sendo o usuário livre para cancelar a qualquer momento e ajustar o seguro às suas necessidades mensalmente.

“Atualmente, a cada 10 carros no país, 7 não têm seguro. Com preços mais personalizados e produtos flexíveis, queremos levar o seguro auto, principalmente, para pessoas que nunca conseguiram arcar com os preços do mercado tradicional ou encontrar um produto que faça sentido para as suas necessidades. Para estes, seremos extremamente competitivos. Além disso, queremos deixar o cliente no controle do seu seguro, tanto em relação ao preço, quanto as coberturas contratadas. Se o cliente apresentar uma boa dirigibilidade, ele terá um preço mais em conta. Caso dirija pouco, também terá um preço mais adequado. Se ele quiser cancelar, conseguirá fazer em apenas um clique”, explica Firmino Freitas, fundador e Co-CEO da Darwin Seguros.

A insurtech iniciou suas operações na Grande São Paulo, cobrindo a própria cidade de São Paulo, Guarulhos, Diadema, Barueri, entre outras. Até o final do primeiro trimestre, planejam expandir para quase 150 outras cidades do estado e para pelo menos mais um estado do Brasil.

Para contratar o seguro, é necessário baixar o aplicativo da seguradora em um smartphone e, com apenas 3 principais informações, é possível obter os preços para as diferentes combinações de coberturas. “Não nos importamos com o gênero e nem idade do usuário, o que nos importa é o comportamento específico de cada um”, completa Freitas.

Desde sua fundação, foi construída com foco na experiência do usuário e já pronta para prestar atendimento e suporte em todo o território nacional — desde guincho, até chaveiros e carros-reserva. “Desde o início, nós queríamos oferecer uma experiência realmente diferente aos nossos clientes. Para isso, iniciamos nossas operações de atendimento com um time 100% próprio, disponíveis 24h por dia para os nossos segurados”, comenta Wellington Lopes, head de operações da Darwin Seguros. O executivo ainda completa: “Proibimos o uso do disque 1, disque 2, disque 3 para qualquer tipo de atendimento de chamadas. Embora tenhamos uma jornada digital, nosso atendimento é 100% humanizado e nossos clientes conseguem falar com um atendimento em segundos”.

Segundo o relatório da Superintendência de Seguros Privados (Susep) de 2021, os seguros de veículos movimentam um total de R$ 274 bilhões anualmente no Brasil, porém, existe um grande déficit de veículos que não estão assegurados, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), 70% não possuem seguro.

Total
0
Shares
Prev
Atendimento digital representa 45% dos atendimentos na Allianz Partners Brasil
Leonardo Gava, Diretor de Operações na Allianz Partners Brasil / Divulgação

Atendimento digital representa 45% dos atendimentos na Allianz Partners Brasil

Uso do chatbot via WhatsApp cresce, mas atendimento humanizado também é

Next
Nova regra fiscal deve ser discutida ainda neste semestre

Nova regra fiscal deve ser discutida ainda neste semestre

Depositphotos Regra atual não considera o crescimento da arrecadação O Congresso

Veja também