Companhia registra NPS de 83,7 no atendimento à rede pública, com parcerias com as prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e diversas cidades do país
Um dos compromissos centrais da Dasa, empresa líder em medicina diagnóstica no Brasil, é promover o acesso à saúde de qualidade para todos, como aponta o Relatório de Sustentabilidade 2024. Para uma instituição que atua com a rede pública de saúde, um dado relevante foi a pontuação de 83,7 de Net Promoter Score (NPS) – indicador de satisfação do cliente- frente a 78,4 no mesmo período do ano anterior, evidenciando o nível de excelência alcançado pela companhia neste segmento. “Os resultados atestam que promover o acesso à saúde de qualidade faz parte do compromisso da Dasa não somente com a área de medicina, mas também com toda a sociedade brasileira”, ressalta Fernanda Ávila, gerente de ESG da Dasa.
Todos os processos são realizados por meio do Modelo Dasa de Produção (MDP), que padroniza fluxos e tratativas em toda a cadeia de produção da companhia. Para o atendimento do mercado público, a Dasa é amparada pela CientificaLab (CL) em quatro frentes de atuação: prefeituras, organizações sociais, instituições filantrópicas e grandes clientes.
Essas parcerias estratégicas possibilitam o entendimento aprofundado dos desafios desses parceiros, com desenvolvimento de soluções conjuntas, em regiões de alta vulnerabilidade, garantindo que mais pessoas tenham acesso a exames e diagnósticos de qualidade.
Como resultado, a Dasa disponibilizou um portfólio completo de exames para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com operações de baixo custo, incluindo testes genéticos que não estão contemplados em sua tabela.
A posição como referência no setor da saúde também motivou um convite da Prefeitura de São Paulo para a Dasa prestar consultoria na certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Entre os principais parceiros de mercado público, estão: Prefeitura Municipal de São Paulo, com sete hospitais e mais de 400 unidades ambulatoriais; Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, cinco hospitais e mais de 150 unidades ambulatoriais; outras prefeituras, como São José dos Campos, Taubaté, Francisco Morato, Osasco, Carapicuíba, entre outras.
O compromisso na promoção da saúde da Dasa também está presente em suas atividades de Investimento Social Privado com destinação de recursos a projetos incentivados e doações de exames para públicos em vulnerabilidade social. Os projetos selecionados contribuam diretamente para a promoção da equidade em saúde ao fortalecerem positivamente os determinantes sociais da Saúde da OMS. Em 2024, a Dasa apoiou projetos que impactaram mais de 4,5 mil crianças e jovens por meio de programas regulares de formação musical e esportiva. Além disso, esses projetos proporcionaram que 336 mil pessoas tivessem acesso gratuito a eventos culturais e esportivos e que mais de 37 mil atendimentos sem custos fossem realizados, abrangendo consultas, sessões de quimioterapia e internações.
Mercado privado
A Dasa trabalha atendendo ao sistema de saúde suplementar (planos, seguros e serviços de saúde privados) e pessoas físicas diretamente. O atendimento do mercado apresentou um importante aumento em 2024, promovendo saúde e atendimento eficaz, representando para a Dasa uma das suas principais fontes de receita do ano.
Em conjunto com o Dasa +Saúde, a companhia realizou exames preventivos de câncer de mama e colo de útero com condições acessíveis à população. Contamos com unidades de diagnósticos em quatro regiões do Brasil, disponibilizando tabelas populares em localidades com maior concentração de pessoas vulneráveis.
Já o atendimento domiciliar garante mais comodidade e acesso facilitado a exames, vacinas e outros serviços, levando o cuidado com segurança e qualidade onde os pacientes estiverem. Esse serviço cresceu durante a pandemia de covid-19 e continua seu movimento ascendente ao longo dos anos.
A imunização desempenha um papel essencial na prevenção de doenças e no fortalecimento da saúde pública. Ao longo de 2024, consolidou a atuação nesse campo com a ampliação da oferta de vacinas. Visando à promoção da informação com campanhas sobre a importância da vacinação e os seus benefícios, a Dasa impactou 8 milhões de pessoas, com temas como: prevenção de câncer de colo do útero, infecções respiratórias e suas complicações, dengue, riscos da infecção pelo vírus Varicela-Zóster, entre outros.