Diretor de Expansão do escritório de investimentos, Bruno Hora, falou sobre técnicas de gestão, criatividade e como ter um negócio de sucesso
“Tenha coragem! Dê o primeiro passo”. Esta foi a principal mensagem transmitida pelo diretor de Expansão da InvestSmart XP, Bruno Hora, na palestra “Tirando Ideias do Papel”, apresentada pelo executivo ontem (09/11), durante a Feira do Empreendedor, promovida pelo SEBRAE-RJ, no Rio de Janeiro. Em sala cheia, Bruno falou sobre sua trajetória no mercado financeiro, técnicas de gestão, criatividade e as dores de começar um negócio do zero.
Nascido e criado no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, Bruno sempre quis ir além dos limites da comunidade. Começou a trabalhar cedo e desempenhou diversas funções, desde vendedor ambulante na praia a estoquista de loja. Mas foi no banco que encontrou seu verdadeiro caminho. Iniciando como ajudante, Bruno cresceu e, por nove anos, atuou como bancário. A partir da experiência e conhecimento financeiro, teve coragem para empreender.
Segundo Bruno, sair da inércia é ponto inicial para o novo empreendedor. “Tirar a primeira versão de uma ideia, qualquer que ela seja, do papel torna o empreendedor uma pessoa completamente diferente. Quando se dá o primeiro passo já é possível entender como aprimorar o negócio”, afirmou o executivo. Para isso, Bruno destaca que os erros são necessários.
O diretor da InvestSmart deu exemplos famosos: “Thomas Edison teve duas ou três invenções geniais na vida. Mas antes delas, registrou outras mil patentes. A lâmpada, inclusive, nasceu ao mesmo tempo em que ele estava registrando patentes de outras ideias! Pablo Picasso tem mais de 20 mil obras. Guernica, uma de suas pinturas mais famosas, precisou de 79 rascunhos para se tornar o que é. A obra final tem fragmento de absolutamente todos os rascunhos produzidos”. O erro é necessário para que o negócio se torne perfeito no final e é preciso saber que ele existirá.
Dessa forma, Bruno Hora define os empreendedores como “excelentes gerenciadores de risco”. O planejamento para os riscos é de extrema importância, assim como fugir do consenso. “Esteja perto de pessoas que discordam de você. Estimular o dissenso é o que move ideias”, destacou. Definir objetivos também é um ponto importante na hora de iniciar um negócio.
“Quando não há um lugar a chegar, qualquer coisa basta. É necessário achar um indicador focal que seja mais interessante para o negócio”, falou Bruno. Para isso, a gestão é essencial. “Gerir é uma técnica baseada em indicadores, fatos e dados. Os dados estão em todo lugar, são informações, que farão parte dos processos de decisão. É um processo que reduz custos, principalmente, no início do negócio”, explicou o diretor.
Um bom negócio é uma mistura de três pilares: Coração, razão e bolso. Negócios bem planejados e escaláveis atraem investidores, diferentes para cada etapa de desenvolvimento do empreendimento. Um empreendedor apaixonado pelo seu negócio cativa aquele que investe e, se for um bom vendedor, mais ainda.
Além de todas as dicas apresentadas ao longo da palestra, Bruno Hora mostrou que é preciso coragem, acima de tudo, para desenvolver um negócio. “A perfeição é o disfarce da coragem”, afirmou ele. Segundo o executivo, não adianta permanecer nos rascunhos, esperando atingir a perfeição. Ideias devem ser colocadas em prática, sejam elas quais forem. E aí entra a gestão dos riscos, função básica para o empreendedor.
“Desapegue de fotos e feeds de redes sociais, onde tudo é feliz e perfeito. Construa seu próprio filme, com seus erros e seus acertos. Seja corajoso!”, finalizou.