Grupo Exalt

Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas no Sul do País

A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas na Região Sul a partir da noite desta quarta-feira (5). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o oeste do Rio Grande do Sul e os estados de Santa Catarina e Paraná serão os locais mais afetados. Formada por um corredor de umidade que vem da Bolívia e do Paraguai, associada ao calor e à umidade, a tempestade deverá atingir os três estados até a próxima sexta-feira (7).

De acordo com o Inmet, no oeste do Rio Grande do Sul, o volume de chuva poderá ultrapassar 100 milímetros na quinta-feira (6). Já em Santa Catarina e no Paraná, o acumulado deverá ficar em torno de 70 milímetros. A previsão indica, ainda, ventos fortes no leste do Rio Grande do Sul, com rajadas em torno de 100 km/h.

Com isso, há risco elevado de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. Na sexta-feira, os eventos podem avançar para áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa e já comunicou as defesas civis estaduais do risco.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, pede para que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção.

“É fundamental que a população para que adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, observou.

Alertas

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando SMS com o CEP do local onde mora para o número 40199. Em caso de desastre, a população receberá um aviso. Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

]]>Via: Brasil61

Total
0
Shares
Anterior
Deputados analisam MP que altera estrutura da Antaq; acompanhe

Deputados analisam MP que altera estrutura da Antaq; acompanhe

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Sidney Leite alterou texto para que

Próximo
Câmara aprova MP que altera estrutura da Agência Nacional de Transportes Aquaviários

Câmara aprova MP que altera estrutura da Agência Nacional de Transportes Aquaviários

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Sidney Leite avaliou que a nova organização

Veja também