Defesa Civil Nacional está em Santa Catarina para auxiliar municípios atingidos por fortes chuvas

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, segue atuando nas ações de resposta às fortes chuvas que atingem o estado de Santa Catarina. Nesta segunda-feira (5), o ministro Daniel Ferreira e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, participaram da reunião do Fórum Catarinense para tratar dos danos causados pelas chuvas intensas no estado. O evento contou com a presença do governador Carlos Moisés.

“Temos que deixar o nosso sentimento e solidariedade às famílias desabrigadas e desalojadas. É um momento de união para mitigarmos o máximo que pudermos essa situação. A população precisa ficar atenta aos alertas da Defesa Civil Nacional e Estadual, para evitar que o desastre se transforme em uma tragédia”, destaca o ministro do MDR, Daniel Ferreira, que acompanhou a reunião de forma virtual.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) opera com equipes de plantão e segue acompanhando o registro de ocorrências significativas junto à defesa civil estadual.

De acordo com a última atualização da Defesa Civil de Santa Catarina, até o momento, 60 cidades catarinenses registraram ocorrências devido às fortes chuvas. São 882 pessoas desalojadas, 195 desabrigadas, 16.350 afetadas, três óbitos e duas pessoas desaparecidas.

Para o secretário Alexandre Lucas, que participou da reunião de forma presencial, o encontro desta segunda-feira foi bastante produtivo. “Nós alinhamos com os poderes públicos federal, estadual e municipal e o parlamento estadual e federal. Uma convergência muito republicana de tudo o que cada um pode fazer para ajudar o povo de Santa Catarina neste momento difícil. Foi uma reunião com boas sugestões e com bons alinhamentos para dar agilidade na liberação de recursos”, afirmou.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, destacou a importância da presença da Defesa Civil Nacional na reunião para traçar os passos seguintes que os municípios devem adotar para a solicitação de recursos.

“Se ouvirmos atentamente as orientações da Defesa Civil, vamos ter sucesso para que recursos cheguem aos caixas dos municípios para restabelecerem a situação. É a grande notícia que o coronel Lucas nos trouxe. Nós não deixamos faltar nem sequer por um momento o apoio aos municípios afetados”, relata.

Nesta terça-feira (6), haverá uma reunião entre a Defesa Civil Nacional e os municípios catarinenses atingidos para orientação sobre as ações a serem tomadas com as consequências das fortes chuvas.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Cadastre-se para receber releases pelo WhatsApp

Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link para acessar os grupos.

Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Anterior
Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais 30 cidades de Santa Catarina

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais 30 cidades de Santa Catarina

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação de

Próximo
Aconseg-RJ participa de encontro com a Allianz
Encontro entre as associadas da Aconseg-RJ e a Allianz / Foto: Divulgação

Aconseg-RJ participa de encontro com a Allianz

Durante a reunião, seguida de um almoço de confraternização, a seguradora

Veja também