O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta terça-feira (20), a situação de emergência em mais 56 cidades brasileiras afetadas por desastres naturais. Os reconhecimentos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU). Clique aqui e aqui para acessar.
Das 56 cidades, 51 estão em Pernambuco e enfrentam um período de estiagem. O mesmo ocorre com Santa Maria da Vitória, na Bahia.
Confira a lista dos municípios pernambucanos que entraram em situação de emergência:
- Afogados da Ingazeira
- Afrânio
- Araripina
- Arcoverde
- Belém do São Francisco
- Betânia
- Bodocó
- Brejo da Madre de Deus
- Buíque
- Cabrobó
- Calumbi
- Carnaubeira da Penha
- Caruaru
- Custódia
- Dormentes
- Flores
- Floresta
- Ibimirim
- Iguaracy
- Inajá
- Ingazeira
- Ipubi
- Itacuruba
- Jataúba
- Lagoa Grande
- Mirandiba
- Orocó
- Ouricuri
- Parnamirim
- Pesqueira
- Petrolândia
- Petrolina
- Poção
- Salgueiro
- Santa Cruz
- Santa Cruz da Baixa Verde
- Santa Cruz do Capibaribe
- Santa Filomena
- Santa Maria da Boa Vista
- São José do Belmonte
- Serra Talhada
- Serrita
- Sertânia
- Tacaratu
- Terra Nova
- Trindade
- Triunfo
- Tupanatinga
- Tuparetama
- Verdejante
- Vertentes
Já as cidades de Araripe e Madalena, no Ceará, passam por um período de seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.
No Rio Grande do Sul, São Gerônimo foi atingida por queda de granizo. Já Balneário Piçarras, em Santa Catarina, enfrenta frente frias e zonas de convergência, quando duas ou mais correntes de ar se encontram e interagem.
Como solicitar recursos federais
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira a lista completa dos cursos.