Zurich no Brasil

Delegação recorde e projetos premiados marcam a participação do Sicredi em evento internacional sobre cooperativismo de crédito

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito reforçou a confiança como alicerce para o fortalecimento do cooperativismo de crédito no cenário global

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com atuação nacional e mais de 9 milhões de associados, participou da 20ª edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC 2025), promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), com sua maior delegação desde o início de sua participação no evento, em 2005. Ao todo, mais de 130 lideranças representaram a instituição no encontro, realizado entre os dias 14 e 16 de julho, em Estocolmo, na Suécia. O fórum reuniu, nesta edição, mais de 2.000 participantes de mais de 60 países. 

Neste ano, o destaque na programação foi para a cibersegurança, liderança e inovação, e como, num contexto de mudanças constantes e de tecnologias cada vez mais avançadas, a confiança passa a ser um meio de tornar o cooperativismo de crédito ainda mais sólido.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o presidente do Conselho do WOCCU, Michael Lawrence, apresentou o novo plano estratégico da entidade, com foco na defesa de grandes causas globais em fóruns internacionais. A proposta visa representar os mais de 400 milhões de cooperados junto a organismos globais como o G20, a ONU e o Comitê de Basileia. O WOCCU também realizou sua Assembleia Geral Anual de 2025, e anunciou a inclusão de dois novos membros ao Conselho. 

Inovação, educação financeira e lideranças jovens

O Sicredi teve papel de destaque na conferência, com líderes e especialistas participando de painéis e palestras. César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, falou sobre inovação na experiência do associado; e Marcio Zwierewicz, Presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, e Wellington Holbrook, CEO da Vancity, debateram boas práticas para gerar impacto em escala. 

A Fundação Sicredi, representada por Keyla Copes, gerente de Responsabilidade Social da Fundação Sicredi e Suellen Lins, especialista em educação, apresentou na WCUC 2025 seus programas voltados ao desenvolvimento de jovens lideranças, que integram educação financeira e valores humanos para promover transformação social e preparar lideranças conscientes. O depoimento de Vitor Corá, associado do Sicredi Ibiraiaras RS/MG e membro do Comitê Jovem, premiado no WYCUP 2025 ao lado de Milena Parreira, da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, reforçou o impacto concreto dessa jornada formativa. O prêmio reconhece jovens lideranças globais e oferece uma jornada educativa com atividades de intercâmbio presencial e virtual, incluindo a viagem à Suécia, com o objetivo de apoiar a próxima geração de líderes cooperativistas ao redor do mundo. 

Victor Saab, membro do Conselho Fiscal e integrante do comitê jovem da Sicredi Rio Paraná, levou ao palco principal da conferência seu depoimento sobre a presença de jovens nos boards das cooperativas, junto com outros três lideranças jovens de diferentes países, Vitor falou sobre a importância da inclusão e do olhar para o futuro do cooperativismo. 

O papel transformador das cooperativas

A conferência abordou ainda o papel transformador das cooperativas de crédito em diferentes esferas da sociedade. O movimento global de mulheres líderes (GWLN) esteve representado na conferência por meio de seis integrantes dos comitês mulher do Sicredi que fazem parte da rede global. Com uma visão realista e intencional, as discussões em torno de um cooperativismo mais diverso também estiveram em pauta. Um dos momentos marcantes desse momento foi a entrada da bandeira do Brasil, que foi carregada pela membra do Sister Society e conselheira de Administração da Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ, Rosemary Camargo de Andrade.

Os desafios da boa governança em cooperativas de crédito também foi pauta de debate trazendo reflexões sobre o papel das tecnologias, a qualificação dos dirigentes, competências técnicas necessárias e boas práticas no setor. A discussão reforçou a governança como um dos pilares essenciais para a perenidade e credibilidade do cooperativismo. 

Para Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do WOCCU, a conferência foi uma importante imersão nos desafios do cooperativismo de crédito global. “Esse ano, acredito que o que mais marcou foi a ênfase na construção da confiança como base para um cooperativismo cada vez mais forte e global. Em um cenário de mudanças constantes, nossas cooperativas precisam reforçar seus diferenciais de relacionamento e foco no desenvolvimento local e sustentável. É necessário cultivar essa confiança para entregar valor real aos associados e às comunidades. Essa é a chave para seguirmos firmes, conectados e resilientes diante dos desafios atuais”, destacou.

Além do Sicredi, o Brasil contou com delegações de outros sistemas cooperativos, do Banco Central e da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), que tiveram representantes em painéis. Pela OCB, Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, foi uma das palestrantes no painel “Colaboração pacífica: como a política e o crescimento andam de mãos dadas”. Já pelo Banco Central, Carolina Bohrer, chefe do Departamento de Licenciamento, participou do painel “Entendendo os desenvolvimentos regulatórios atuais de todo o mundo”.

Total
0
Shares
Anterior
Delphos apresenta o seu novo diretor jurídico, Leonardo Bagno
Leonardo Bagno, diretor Jurídico da Delphos / Foto: Divulgação

Delphos apresenta o seu novo diretor jurídico, Leonardo Bagno

Executivo chega para liderar adaptações a novas regulamentações do mercado de

Próximo
Médicos Sem Fronteiras vê com preocupação nova política de regulação de preços de medicamentos
white and blue medication pill blister pack

Médicos Sem Fronteiras vê com preocupação nova política de regulação de preços de medicamentos

Organização avalia que proposta da Câmara de Regulação do Mercado de

Veja também