Delphos apresenta o seu novo diretor jurídico, Leonardo Bagno

Leonardo Bagno, diretor Jurídico da Delphos / Foto: Divulgação
Leonardo Bagno, diretor Jurídico da Delphos / Foto: Divulgação

Executivo chega para liderar adaptações a novas regulamentações do mercado de seguros

A Delphos, empresa atuante no mercado de seguros, anuncia a nomeação de Leonardo Bagno como seu novo Diretor Jurídico. Bagno integrará um grupo de estudo multidisciplinar focado em analisar os recentes marcos regulatórios do setor, incluindo a Lei Complementar 213/25 e a Lei 15.040/24. O objetivo é adaptar as soluções da empresa às transformações do mercado e identificar novas oportunidades de negócio.

Segundo Leonardo Bagno, o estudo inicial já permitiu à Delphos traçar estratégias de atuação que prometem resultados em breve. “Tanto o Marco Legal dos Seguros (Lei 15.040) quanto a Lei Complementar 213/25, que trata das operações de proteção patrimonial mutualista, trouxeram mudanças significativas para o mercado segurador e, consequentemente, novas oportunidades de negócios”, ressalta o novo diretor.

Bagno acrescenta que este estudo será contínuo, uma vez que algumas reformas ainda dependem de regulamentação pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), processos que devem ocorrer ao longo deste ano.

Desafios e compromisso com a conformidade

O principal desafio da nova diretoria Jurídica, conforme Bagno, é conciliar uma visão de negócios, apoiando as demais áreas da Delphos no desenvolvimento de novas soluções e na adequação das existentes, em resposta às transformações legais que o mercado segurador atravessa. Além disso, a diretoria tem como missão fundamental manter a Delphos em total conformidade com a legislação, garantindo segurança para colaboradores, clientes, investidores e demais partes relacionadas.

Bagno enfatiza a importância de manter-se atualizado não apenas com as normas regulatórias específicas do setor, mas também com questões trabalhistas, tributárias e de governança, especialmente no que tange à proteção de dados pessoais. “O profissional precisa estar continuamente atualizado e conectado com todas essas áreas que, em última análise, fazem parte do regramento que se impõe à rotina operacional da Delphos e suas partes relacionadas”, pontua.

O diretor destaca que a Delphos atua em um mercado de extrema relevância para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, o que o torna altamente regulado. “Nossa principal preocupação é tornar mais felizes todos que se relacionam conosco. Logo, não temos como apresentar soluções para o mercado segurador que não estejam em conformidade com a legislação aplicável”, sublinha.

Suporte jurídico e novas soluções para clientes

Mesmo com toda a conformidade, clientes podem enfrentar desafios com órgãos reguladores ou o Poder Judiciário. Nesses casos, a Delphos se posiciona para oferecer suporte imediato, disponibilizando documentos cruciais para afastar riscos de multas administrativas ou condenações judiciais, levantando informações pertinentes para subsidiar defesas e auxiliando tecnicamente na condução dos casos.

A empresa também oferece ferramentas como o “BPO de Processos Judiciais”, que apoia clientes e fornece suporte completo na gestão administrativa de ações judiciais para seguradoras, incluindo acompanhamento de processos e apoio a escritórios técnicos.

Leonardo Bagno cita sua própria experiência na gestão de processos judiciais de um cliente, que se estendeu por mais de uma década e envolveu uma robusta carteira de mais de 30 mil ações judiciais em todo o Brasil, com mais de 250 mil autores demandando contra a seguradora. “Esse quadro permitiu-nos desenvolver não só um sistema de gestão de ações judiciais – o SAJDelphos – como também a expertise em conduzir uma equipe treinada para auxiliar os escritórios de advocacia na gestão de documentos, contagem de prazos processuais, realização de pagamentos para fornecedores e para cumprimento de liminares, recuperação de créditos e acompanhamento dos processos judiciais. Caso algum cliente nosso necessite dessa gestão, estamos prontos para auxiliá-lo”, assegura Bagno.

Expansão e futuras oportunidades

O diretor admite que novos produtos ou serviços nessa mesma linha poderão ser desenvolvidos, integrando processos e tecnologia para otimizar a gestão de seguros. “Estamos sempre observando a sinergia que porventura exista entre as áreas comerciais da Delphos. Não há dúvidas de que inúmeras questões jurídicas estão intrinsecamente ligadas às operações de nossos clientes. Dessa maneira, ao planejarmos nossos produtos, verificando que há a possibilidade de auxiliar administrativamente os clientes contra suas dores jurídicas, a Delphos desenvolverá remédios que sejam agregados ao que já ofertamos ao mercado, potencializando nossas soluções”, explica Bagno, visando uma jornada mais segura, integrada e eficiente para o cliente.

Por fim, Leonardo Bagno destaca que a Delphos está preparada para expandir sua equipe quando for necessário, dependendo das oportunidades que o mercado apresentar. No horizonte, há a possibilidade de ampliar a atuação da equipe para gerir imóveis administrativamente, auxiliando clientes com carteiras imobiliárias distribuídas pelo país. Para isso, uma rede de profissionais está sendo montada para auxiliar no desembaraço de imóveis, bem como na gestão de tarefas como pagamentos de tributos e taxas condominiais, emissão de certidões para venda, contratação e acompanhamento de obras e vigilância para manutenção da posse dos bens.

Total
0
Shares
Anterior
Programa de Subvenção ao Seguro Rural (PSR): Como o Seguro Rural Protege o Agricultor e Impulsiona o Agronegócio Brasileiro
Lama Ibrahim, advogada e sócia no Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica / Foto: Divulgação

Programa de Subvenção ao Seguro Rural (PSR): Como o Seguro Rural Protege o Agricultor e Impulsiona o Agronegócio Brasileiro

Confira artigo de Lama Ibrahim, advogada e sócia no Rücker Curi Advocacia e

Próximo
Delegação recorde e projetos premiados marcam a participação do Sicredi em evento internacional sobre cooperativismo de crédito
Foto: Divulgação

Delegação recorde e projetos premiados marcam a participação do Sicredi em evento internacional sobre cooperativismo de crédito

Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito reforçou a confiança como

Veja também