Demanda das empresas por crédito tem alta de 16,4% em maio, revela Serasa Experian

Foto por: Алекс Арцибашев/ Unsplash Images
Foto por: Алекс Арцибашев/ Unsplash Images

Pequenos e médios negócios impulsionaram a procura por empréstimos, registrando crescimento de 16,7%

A procura das empresas por recursos financeiros teve um salto de 16,4% em maio de 2025 em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo os dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. A economista Camila Abdelmalack explica que “a variação anual reflete um crescimento considerável, embora seja importante observar que o mesmo mês de 2024 registrou uma queda atípica, provavelmente devido à emenda do feriado de Corpus Christi, o que resultou em uma base de comparação mais baixa e, portanto, ampliou o impacto da alta observada neste ano”.

Em maio, as “Micro e Pequenas” empresas foram as que mais buscaram por crédito, com um crescimento de 16,7%, seguidas pelas “Médias”, que registraram uma alta de 6,9%, e, por fim, as “Grandes” companhias, com um aumento de 2,9%. “Mesmo com juros em patamar elevado, o crédito segue sendo uma ferramenta crucial para os micro e pequenos negócios, que muitas vezes recorrem a essa alternativa para se manter funcionando e honrar compromissos financeiros. O aumento da demanda pode, inclusive, estar relacionado à tentativa de reequilibrar o fluxo de caixa diante de uma situação de inadimplência, que atinge 6,9 milhões de pequenos empreendimentos no país”, avalia Camila Abdelmalack. Confira o detalhamento na tabela a seguir:

Crescimento em todas as Unidades Federativas

Na visão por Unidades Federativas (UFs), todas registraram crescimento em maio, com destaque para Mato Grosso, que teve alta de 25,7%. Na sequência, ficaram Espírito Santo, com 24,4%, e Goiás, com 20,3%. Veja, a seguir, o detalhamento por UFs:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre empresas e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2024 = 100). O indicador é segmentado por UF, setor e porte.

Limpa Nome PJ

As PMEs possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços. Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu CPNJ, aprimorando a saúde financeira do seu negócio, acesse: https://empresas.serasaexperian.com.br/limpa-nome.

 

Total
0
Shares
Anterior
Executiva da Amil debaterá sobre proteção do consumidor na era da IA Generativa em Conferência da ONU
José Seripieri Filho adquire Amil em negociação de R$ 11 bi / Reprodução

Executiva da Amil debaterá sobre proteção do consumidor na era da IA Generativa em Conferência da ONU

Juliana Pereira irá destacar que a inteligência artificial pode aprofundar a

Próximo
A nova Nota Fiscal Eletrônica já está em teste; Sua empresa está pronta para essa virada?
Ana Paula Maciel é diretora de conteúdo tributário da Vertex

A nova Nota Fiscal Eletrônica já está em teste; Sua empresa está pronta para essa virada?

Ana Paula Maciel, diretora de conteúdo tributário da Vertex

Veja também