De acordo com Thaisa Batista, fundadora da abler, esses profissionais trazem bagagem e características de liderança, conseguindo orquestrar demandas com maior velocidade
Identificar talentos escondidos no mercado de trabalho é uma demanda importante para as organizações que querem se destacar. Os desafios para a atração de profissionais altamente qualificados, denotam a necessidade de estratégias inovadoras para encontrar talentos, muitas vezes negligenciados, ganhando relevância.
Em muitas organizações está surgindo um movimento para identificar e atrair talentos, visando a descoberta de profissionais capazes de contribuir significativamente para seu sucesso organizacional.
De acordo com Thaisa Batista, graduada em Administração de Empresas pela UFPR e fundadora da abler, startup que tem o propósito de conectar empresas e pessoas candidatas, o primeiro desafio é atrair esses indivíduos. “Quando se pensa em profissionais de alta qualificação, geralmente eles já estão empregados, fazendo com que essa atração exija um esforço significativo”, relata.
Atraindo pessoas candidatas
A especialista acredita que um dos principais pilares para essa atração são os desafios propostos. “É preciso entender o que se pode oferecer para que essa pessoa se sinta encorajada a sair de sua empresa atual para trabalhar em outra. Compreender o que esse desafio vai agregar à carreira desse profissional, como ele vai se destacar no novo trabalho, qual a sua posição e nível de autonomia, que equipe ele irá gerenciar e quais são os resultados esperados, é fundamental”, declara.
Outro pilar importante é a vantagem financeira. Para profissionais empregados, consolidados e com uma alta qualificação, a oferta salarial faz toda a diferença. “Pensar em planos de stock options é uma possibilidade para empresas que não podem oferecer maiores vantagens no curto prazo. Trabalhar com comissionamento também é uma opção, com bonificações mais agressivas de acordo com os resultados apresentados”, revela.
Segundo Thaisa, existem plataformas profissionais menos convencionais que podem ser exploradas para encontrar talentos ocultos. “Para algumas especialidades, existem redes específicas, facilitando o hunting em áreas como tecnologia, engenharia e administração”, pontua.
Adotar estratégias de marketing de recrutamento pode atrair talentos que estão fora do radar tradicional das empresas. “Uma das táticas mais comuns é a definição da persona, que ajuda a entender com clareza qual é a pessoa ideal para aquela posição. Dessa maneira, é possível saber em quais meios ela está presente, se comunica e busca conhecimentos, seja em cursos de especialização, universidades ou eventos da área. Pesquisar empresas concorrentes que contam com os mesmos cargos almejados também é uma boa opção. Ao entender o canal que essa pessoa está circulando, interagindo e consumindo conteúdo, é preciso explorar ao máximo essas plataformas”, afirma.
Experiência garantida versus treinamento de profissionais com potencial
A especialista acredita que a definição de contratar uma pessoa altamente qualificada deve proporcionar clareza em relação aos benefícios que esse movimento irá oferecer. “Ter consciência sobre qual é o problema enfrentado e quais são os benefícios de contratar um profissional altamente qualificado para combater essas carências é essencial”, relata.
Para Thaisa, a contratação de talentos com alta qualificação pode trazer diversos benefícios para as empresas. “Esses profissionais trazem uma bagagem, conseguindo orquestrar as demandas com maior velocidade. Além disso, oferecem uma experiência de liderança, facilitando eventuais mudanças, formando pessoas, direcionando oportunidades dentro da própria empresa e, consequentemente, maximizando resultados com mais agilidade”, pontua.
O investimento ao contratar pessoas sem experiência é menor em termos de recursos financeiros, porém, maior em termos de tempo e esforço. “Por outro lado, profissionais altamente qualificados são um investimento maior em aspectos monetários e menor em termos de esforço e instrução”, finaliza.