Manter satisfação da equipe em dia, é uma luta diária; Especialista aponta soluções para PMEs vencerem esse obstáculo
Investir em benefícios pode ser um desafio para muitas empresas. Uma pesquisa feita por uma fintech de saúde financeira e previdência privada, Onze, apontou que 70% dos RHs de empresas do país já tiveram de engavetar projetos ou novos benefícios por falta de orçamento. Para os pequenos e médios empresários, fornecer benefícios pode ser uma tarefa ainda mais difícil se comparada com grandes empresas, que possuem recursos financeiros mais robustos. Mas, com muitas mudanças no mercado de trabalho nos últimos tempos, assim como novos hábitos corporativos dos brasileiros, a questão financeira já não deve ser um impeditivo para fazer boas ofertas de trabalho. É no que acredita Marcelo Benevides, gerente nacional de vendas da Up Brasil, empresa especializada em benefícios corporativos.
Para Benevides, mesmo sem ter muita sobra de investimento, pequenas e médias empresas devem ser capazes de pensar em novas maneiras de cuidar do dia a dia dos trabalhadores. “Muitas pessoas, principalmente da nova geração, já não se atraem mais somente por dinheiro ou pelos benefícios tradicionais, como VA e VR. Outras vantagens ligadas à saúde, bem-estar e reconhecimento, além de um bom ambiente de trabalho, também são diferenciais para atrair ou manter os colaboradores no emprego”, explica Marcelo.
Uma pesquisa realizada pela Up Brasil mostra que 94% dos profissionais avaliam o que a contratante oferece, além do salário, antes de aceitar ou mudar de trabalho. Pensando nisso, o especialista apontou algumas soluções com baixo custo e que podem ajudar as PMEs na relação com seus funcionários. Confira:
Conheça os seus funcionários
Ouvir os funcionários e conhecer as suas necessidades e preferências é fundamental para desenvolver um planejamento de benefícios da empresa. Deste diálogo podem sair boas ideias e referências de como oferecer os benefícios corretos a cada colaborador, visto que podem variar.
Incentive a capacitação
Funcionários sem incentivos tendem a ficar desmotivados. Para evitar que isso aconteça, estimule constantemente o desenvolvimento técnico e intelectual do seu colaborador, sempre mostrando a possibilidade de crescimento na sua empresa. Uma maneira de ajudar a sua equipe nesse processo é levar cursos, palestras e eventos para a empresa. Alguns são gratuitos, on-line e podem trazer resultados incríveis.
Salário emocional
Este é um benefício que vai além do dinheiro. O termo se refere àquilo que as empresas oferecem sem que seja monetário: um bom clima corporativo, incentivos emocionais e motivacionais, planos de cargos e carreiras, benefícios que auxiliem o engajamento do profissional e o reconhecimento. A ideia vem repercutindo no meio corporativo e está ajudando muito na satisfação dos colaboradores em seus empregos.
“Apostar no bem-estar do funcionário dentro do local de trabalho é um dos melhores investimentos. Além de não gastar, é certo que poderá ter o retorno em crescimento e produtividade. Afinal, nada adianta oferecer ótimas vantagens em um clima organizacional ruim”, explica o gerente de vendas da Up Brasil.
Adiantamento salarial
A produtividade está diretamente ligada ao bem-estar dentro e fora do trabalho. Se uma pessoa estiver passando por algum problema financeiro, por exemplo, ela não conseguirá desempenhar sua função de forma efetiva, pois estará preocupada em resolver. Pensando em ajudar os colaboradores nesta situação, empresas estão oferecendo modelos de benefícios além dos tradicionais, como o cartão de antecipação salarial, que pode aliviar o orçamento pessoal.
“O benefício, que é simples e efetivo, auxilia as pessoas com um imprevisto financeiro. Para as empresas, além da questão do bem-estar e eficiência dos trabalhadores, este pode ser um benefício sem custos. Ele não será feito com o caixa da organização, mas sim com um limite para o colaborador no cartão. Assim, não há gastos associados a este produto”, explica Benevides.
Premiações em forma de reconhecimento
Este tipo de benefício ajuda na melhoria do clima organizacional das empresas, no incentivo ao time na busca por metas e na maneira de surpreender os colaboradores através de uma atitude de gratidão. Além disso, é um jeito rápido e prático para reconhecer seus talentos.
“Hoje já existem diversas maneiras de contemplar os seus colaboradores, inclusive financeiramente. Os Up Gift e Up Premiação são dois exemplos de cartão que ajudam os negócios a oferecerem tipos diferentes de gratificação. Eles possibilitam que os trabalhadores gastem o bônus da forma que desejarem, podendo consumir em diversos pontos credenciados com total liberdade e escolha”, completa Marcelo.