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Detran-SP bate recorde na fiscalização contra alcoolemia e impacta mais de 430.000 pessoas com ações educativas no Maio Amarelo 2025

Representante do Detran-SP aborda motociclista em Santos para alertar sobre os perigos da velocidade
Representante do Detran-SP aborda motociclista em Santos para alertar sobre os perigos da velocidade

Mês dedicado à defesa da vida no trânsito tem quase 100.000 veículos abordados, lançamento de campanha contra excesso de velocidade e reunião do Sistran para avançar no 1º Plano Estadual de Segurança Viária de SP

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) encerra a edição 2025 do Maio Amarelo com saldo positivo e recorde nas fiscalizações. No mês voltado à segurança viária, movimento criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Detran-SP bateu recorde no cerco à direção sob efeito de álcool, com 126 operações de fiscalização e 92.099 veículos abordados no Estado. Além disso, lançou uma ofensiva contra o excesso de velocidade, maior fator de risco no trânsito, por meio de uma nova campanha e de ações educativas que impactaram mais centenas de milhares de pessoas em 245 cidades. O mês foi marcado também por nova reunião do Sistema Estadual de Trânsito (Sistran), em que teve avanço o desenvolvimento do 1º Plano Estadual de Segurança Viária de São Paulo (PESV).

Ações educativas

Iniciada em 3 de maio com um simulador de impacto que permitia ao participante sentir os efeitos de uma batida no trânsito, a programação de atividades educativas ultrapassou 600 ações e atingiu diretamente 173.657 pessoas, passando de 430.300 de maneira indireta, em todo o estado. Realizada na capital a partir de uma parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e as concessionárias Ecovias Imigrantes e Ecovias Leste Paulista, a iniciativa do simulador fazia uso de uma velocidade baixa, 5 km/h, permitindo ao usuário vislumbrar e entender os riscos implicados de guiar acima do limite.

Tema deste Maio Amarelo, a velocidade pautou centenas das ações da grade educativa do Detran-SP, feita ainda de abordagens instrutivas a pedestres e sobretudo a motociclistas, as maiores vítimas do sistema viário. Nos dias 15 e 16, em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o Detran-SP realizou um pit stop informativo para cerca de 2.500 motoqueiros na zona norte de São Paulo, com palestras, atividades lúdicas, orientação sobre normas e itens de segurança e distribuição de materiais educativos.

A pressa é inimiga

A velocidade foi destaque da nova campanha do Detran-SP, desdobrada em peças para a televisão, internet, rádio e mobiliário urbano. Com o mote “O importante é chegar. Respeite os limites de velocidade. Se não por você, por quem você ama”, a campanha trata das consequências trágicas de se pisar fundo no acelerador pela ótica de quem chora a perda de alguém.

Dos três vídeos produzidos para a campanha, dois têm como público-alvo, mais uma vez, motociclistas e pedestres, que formam a parcela da população mais atingida por sinistros de trânsito. Desde 2024, quando lançou uma campanha própria para cada grupo, o Detran-SP tem mantido um investimento contínuo em defesa de ambos, que no mês de abril resultou em queda no número de óbitos nas duas frentes, de acordo com o Infosiga.

O mesmo deve acontecer agora com a velocidade: altamente letal, ela seguirá na mira do Detran-SP ao menos até setembro, quando acontece a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Conscientizar a população de que reduzir a pressa pode salvar vidas é uma tarefa embasada por estudos que mostram os perigos de carimbar o pé no acelerador. Acima de 40 km/h, um veículo dificilmente consegue frear a tempo de evitar uma colisão. Se o velocímetro marcar mais de 60 km/h, a chance de haver sobrevivente depois de um choque é de apenas 2%.

Fiscalização recorde

Outro sério fator de risco no trânsito, a direção sob efeito de álcool é mais um alvo permanente do Detran-SP, que neste Maio Amarelo bateu novo recorde no número de fiscalizações. Em atuação conjunta com a Polícia Militar, foram 126 operações em todo o estado, ante 68 no Maio Amarelo de 2024, então também uma marca, num aumento de 85%. O volume de veículos abordados também subiu na comparação de um ano a outro, passando de 53.583 para 92.099 veículos, 71,9% a mais.

O mês ainda contou com ações junto a agentes regulados, como a operação em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar que localizou cerca de 100.000 peças irregulares no chamado “quadrilátero das motos”, região de desmontes e venda de autopeças no centro da cidade de São Paulo, e levou à detenção de dois suspeitos. Fiscalizar agentes regulados é uma forma de impedir que crimes sejam cometidos – seja para obtenção de componentes automotivos para desmonte e revenda, seja pelo engodo ao cidadão – e que peças sem a devida segurança sejam comercializadas e postas em circulação nas ruas e estradas, ocasionando acidentes.

Trabalho em equipe

O mês foi encerrado com a quarta reunião do Sistema Estadual de Trânsito (Sistran-SP), órgão colegiado criado com a missão de coordenar esforços de diferentes atores por um sistema viário seguro. O encontro teve como destaque o 1º Plano Estadual de Segurança Viária (PESV) de São Paulo, previsto para o final deste ano.

Participaram mais de 300 pessoas, entre representantes dos municípios paulistas, do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-SP) e das secretarias que compõem o Sistran-SP, além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e parceiros como a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global e do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Por fim, o Detran-SP se despediu do Maio Amarelo registrando números melhores no trânsito em abril: houve queda de quase 10% no número de óbitos no estado e de 18% na capital, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A redução foi puxada pelo recuo nas mortes de motociclistas e pedestres, os grupos populacionais que vêm sendo priorizados em ações e campanhas.

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