Bradesco Seguros

Detran-SP contabiliza quase 8 mil atendimentos no segundo mutirão de julho para a renovação da CNH

Detran-SP contabiliza quase 8 mil atendimentos no segundo mutirão de julho para a renovação da CNH / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na ação do último sábado (29), 86% dos atendimentos tiveram tempo médio de espera abaixo de 15 minutos nos postos do Poupatempo

Em parceria com o Poupatempo, o Detran-SP realizou no último sábado (29) o segundo mutirão do mês de julho para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foram 7.6 mil atendimentos concluídos, com 86% dos serviços do órgão estadual de trânsito realizados no tempo médio de espera abaixo de 15 minutos. No primeiro mutirão de julho, realizado no último dia 22, 8,3 mil cidadãos regularizaram a documentação, o que totaliza 15,9 mil atendimentos realizados nos mutirões do mês.

O foco prioritário em julho foi atender os motoristas cujo prazo de validade da CNH expiraria ainda este mês. São os casos dos condutores que tiveram o documento vencido em novembro de 2022, mas cujo prazo de renovação foi estendido por conta da deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além destes casos, os mutirões atendem também os motoristas com o vencimento da CNH previsto para julho. Esses devem renovar o documento obrigatoriamente em, no máximo, 30 dias após o vencimento ou de forma antecipada, 30 antes da validade.

Cronograma para a renovação da CNH

  • CNHs vencidas em novembro de 2022: renovação obrigatória até 31 de julho de 2023
  • CNHs vencidas em dezembro de 2022: renovação obrigatório até 31 de agosto de 2023

*Para os motoristas que possuem o vencimento da habilitação previsto para este ano (a partir de janeiro de 2023) o prazo para a renovação da CNH é regular – ou seja, no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento.

Renovação digital: veja o passo a passo

Para quem não comparecer aos mutirões para a regularização da CNH, o Detran-SP oferece o serviço de renovação de forma online. O cidadão deve acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.brwww.poupatempo.sp.gov.br ou app Poupatempo Digital). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP. Nos casos de motoristas que exercem atividade remunerada é necessário que façam também avaliação psicológica.

Para as renovações das categorias C, D ou E, o condutor deve agendar e realizar o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após a coleta do material para análise, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP.

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Detran.SP e Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço de sua preferência.

Total
0
Shares
Anterior
9ª Rodada de Negócios da Rede Mulher Empreendedora conecta grandes empresas a fornecedoras certificadas
9ª Rodada de Negócios da Rede Mulher Empreendedora conecta grandes empresas a fornecedoras certificadas / Foto: Anna Shvets / Pexels

9ª Rodada de Negócios da Rede Mulher Empreendedora conecta grandes empresas a fornecedoras certificadas

Encontro, que conta com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, acontece

Próximo
WhatsApp é utilizado por 59% das pessoas para compra de produtos e serviços
João Lucas, especialista em Sucesso do Cliente da Poli / Foto: Divulgação

WhatsApp é utilizado por 59% das pessoas para compra de produtos e serviços

Micro e pequenas empresas podem obter vantagens com API oficial

Veja também