Bradesco Seguros

Detran-SP leva inovação e transformação digital para a Fenauto 2024

Detran-SP leva inovação e transformação digital para a Fenauto 2024 / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Órgão de trânsito apresenta ferramentas de automação e hiperautomação para desburocratizar mercado e vida do cidadão

A tecnologia é uma aliada na prestação de serviços, capaz de facilitar a vida das pessoas e dinamizar o mercado. É com esse olhar que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) participa do 13° Congresso Fenauto, entre 3 e 5 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Maior encontro do setor automotivo, com atenção ao segmento de usados e seminovos, o evento da Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados) reúne representantes do varejo, do setor financeiro e da esfera pública. Além de um estande próprio, onde apresentará suas novas soluções tecnológicas, o Detran-SP terá seu diretor-presidente, Eduardo Aggio, em uma roda de conversa com outros líderes de Detrans do país, nesta quarta (veja mais abaixo).

“Renave – A nova era do segmento de veículos” é o tema do painel que reúne Aggio, Rodrigo Pimentel Lima, diretor-presidente do Detran da Bahia, e Givaldo Vieira, diretor-geral do Detran do Espírito Santo, e Rodrigo Amâncio, superintendente de operações da B3, a bolsa de valores paulistana. Eles vão refletir sobre o impacto do uso do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), plataforma digital criada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Ao substituir o antigo livro de papel usado por lojistas para o registro da entrada e saída de veículos do estoque, o sistema Renave elimina a necessidade do uso de procurações e reconhecimento de firma, simplificando a transação que, uma vez registrada na plataforma, tem maior visibilidade e controle. A integração do Renave com a Receita Federal e o Detran-SP, ao mesmo tempo que representa um ganho de tempo, dá maior segurança e confiabilidade à transferência de propriedade do veículo. Ao regular o uso do Renave, o Detran-SP também atendeu a um pedido do mercado: as revendedoras passam agora a ter acesso à vistoria móvel, o que reduz riscos – como um acidente que atinja o veículo no caminho até a empresa credenciada de vistoria (ECV).

Em São Paulo, a portaria normativa que torna obrigatório o uso do Renave a partir de 1º de janeiro traz ainda outro benefício: maior prazo para a nova vistoria do veículo recém-chegado ao estoque. Antes, as lojas tinham a obrigação de fazer uma vistoria de cada carro ou moto que entrasse no estoque e repeti-la ao vender o produto. Agora, o lojista segue obrigado à vistoria na incorporação do veículo ao estoque, mas ela é válida pelo dobro do tempo, 120 dias. Caso a moto ou automóvel seja vendido neste prazo, a vistoria não precisa ser refeita. O cidadão, ao adquirir um veículo, pode optar pela vistoria já realizada e deixar o local ao volante.

A roda de conversa entre os Detrans de SP, ES e BA e o representante da B3 acontece na quarta-feira, dia 4, a partir das 18h. A Fenauto 2024 terá ainda, como destaques, um painel internacional com executivos de vários países para discutir o mercado global, e conversas entre plataformas de compra e venda de carros com foco em segurança. Entre os executivos estrangeiros, participam Jeff Martin, CEO da associação independente de revendedores de veículos dos Estados Unidos (National Independent Automobile Dealers Association – NIADA) e Eric Iglesias, da entidade similar espanhola, a Asociación Nacional de Comerciantes de Vehículos (Ancove).

Hiperautomação em exposição

Neste ano, o Detran-SP receberá seus visitantes em um espaço de cerca de 60m², com tapete que estampa faixas de pedestres, uma forma de lembrar a quem passar pelo estande, uma de suas principais campanhas em 2024: “Toda faixa é um sinal. Sinal de respeito”, criada para difundir civilidade e reduzir mortes por atropelamento.

Além de educativo, o espaço será tecnológico. Quem visitar o Detran-SP poderá entender em detalhes como funciona a Transferência Digital de Veículos (TDV), recurso que entrelaça tecnologias para, a partir da hiperautomação, entregar em poucos minutos um serviço que poderia levar dias.

“Estamos trazendo duas ferramentas de transformação digital para a Fenauto. A TDV, uma solução hiperautomatizada que permite a transferência digital de veículos em apenas 5 minutos, e a nova regulação do Renave, que prevê a automação da entrada e da saída de automóveis no sistema, desburocratizando as transações entre lojas e consumidores, e elevando a segurança e a confiança nessa relação”, diz Eduardo Aggio.

Para Enilson Sales, o diálogo aberto entre o Detran-SP e o mercado é fundamental para avanços em tecnologias que tornem mais fluidas as relações entre empresas e esfera pública, lojas e cidadãos, com ganhos para todos. “O mercado de São Paulo é o mais relevante do país, pois representa 36% de toda a frota brasileira, com 12.000 lojas ligadas à Fenauto. A mudança na regulação do Renave vai transformar o antigo lojista em um empresário do setor automotivo”, finaliza Enilson Sales, presidente.

Serviço

13º Congresso FENAUTO

Dias: 3, 4 e 5 de dezembro de 2024

Horários: dia 3, a partir das 9h; dias 4 e 5, das 9h30 às 19h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco – (rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo)

No site da Fenauto, é possível ter acesso à programação completa do evento.

Total
0
Shares
Anterior
Lúcio Roca Bragança aborda obrigatoriedade de cobertura de crimes em livro de Direito Securitário que homenageia Ayrton Pimentel
Lúcio Roca Bragança, advogado especialista em seguros / Foto: Divulgação

Lúcio Roca Bragança aborda obrigatoriedade de cobertura de crimes em livro de Direito Securitário que homenageia Ayrton Pimentel

Obra que reconhece o formador de várias gerações de advogados conta com a

Próximo
ANS aplica novas regras para notificação por falta de pagamento
Operadoras de saúde fecham semestre com saldo positivo pela primeira vez desde 2021 / Foto: Freepik

ANS aplica novas regras para notificação por falta de pagamento

Nova norma será válida para contratos assinados a partir de 1º de dezembro de

Veja também