Foram apreendidos 119 veículos que participavam do racha, encaminhados pela autarquia ao pátio conveniado
O Detran-SP participou, nesta última quinta-feira (18), da megaoperação de combate aos rachas, em parceria com a Polícia Militar, na capital paulista. Durante a ação, foram apreendidos 119 veículos que participavam de eventos não autorizados de competições automobilísticas e de demonstração e exibição de manobras de veículos. Todos eles foram encaminhados a pátio conveniado ao órgão de trânsito. A megaoperação foi realizada na Avenida Europa, próximo a um posto de combustível, zona sul da cidade de São Paulo.
Nessa megaoperação, o Detran-SP ficou responsável por intermediar as vagas para encaminhamento dos veículos apreendidos a um dos pátios conveniados ao Departamento Estadual de Trânsito, em Osasco. O objetivo da operação foi coibir rachas em via pública, em geral organizados por influenciadores digitais, que convocam centenas de espectadores e participantes, através de grupos fechados nas redes sociais. Participar desse tipo de competição automobilística não autorizada é considerada infração gravíssima, rende 7 pontos na CNH, apreensão do veículo e multa no valor R$ 2.934,70. O motorista autuado tem sua CNH apreendida, responde a processo administrativo e poderá ainda ter o seu direito de dirigir suspenso por um período variável entre dois e oito meses. Se for reincidente no período de 12 meses, o motorista recebe a multa em dobro.
O Detran-SP trabalha para assegurar a segurança no trânsito em vias paulistas. Novas operações contra rachas, deflagradas em parceria com a Polícia Militar, contarão com a participação ativa do órgão de trânsito estadual.