Confira artigo de Christianne Piola, executiva com mais de 15 anos de experiência no mercado de seguros
Mulheres e homens pensam diferente e se complementam nas empresas, por isso a combinação é fundamental como estratégia de negócios. Atuar com os mais diversos perfis contribui muito para o desenvolvimento profissional. A equidade de gênero busca oportunidades em mesmo grau, mas não igualar homens e mulheres, porque as diferenças existem e isso é bom.
Nós, mulheres, temos uma forma especial de lidar com as emoções das pessoas, o que traz uma dinâmica diferente para atingir alta performance nas equipes. As mulheres têm capacidades diferentes de liderança, trabalho das emoções humanas, sensibilidade, intuição. No meu caso, desenvolvi uma liderança que escuta, que tem mais cuidado para o lado humano das pessoas.
Estudos já comprovam a importância da diversidade para melhores resultados nos negócios. A pesquisa “Delivering Through Diversity, por exemplo, afirma que companhias lideradas por mulheres têm 21% de chances a mais de performar financeiramente e que empresas com pouca diversidade de gênero e cultura tem 29% de chance de atingir menos lucro.
No início da minha carreira, havia poucas lideranças femininas no mercado de seguros que pudessem de alguma forma me apoiar. Ao longo da minha carreira tive a sorte de ter algumas que foram importantes, com uma em especial aprendi muito. Hoje o mercado evoluiu muito, e a pauta diversidade e inclusão está presente na maioria das empresas. Vemos uma maior preocupação nas empresas em buscar boas profissionais para ocupar cargos de destaque e ajudar a diversificar as equipes trazendo novas ideias. Há também grupos de mulheres se organizando para discutir este tema e ajudar outras colegas a se desenvolverem e encontrarem oportunidades em nosso mercado, como a associação de executivas do mercado de seguros Sou Segura, da qual sou membro.
De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em 2000, erámos somente 49% de profissionais femininas e hoje somos aproximadamente 59%. A 4ª edição do estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil, publicado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) em 2022, afirma que atualmente, no setor, há dois executivos homens em cargos executivos para uma mulher, o que representa uma evolução constante – em 2012, eram quatro para uma. Embora a maioria dos profissionais de seguros seja de mulheres, a participação das mulheres em cargos de liderança ainda é muito limitada. Há uma maior participação de profissionais femininas em seguros de benefícios e de pessoas e mais masculinos nos ramos elementares, transportes e seguros financeiros. De maneira geral, sempre sou minoria de gênero nas reuniões e quanto mais altos os cargos envolvidos no C “level”, muitas vezes sou a única mulher a participar.
A boa notícia é que a igualdade vem da competência e preparo. Excelentes profissionais sempre terão posição de destaque em nosso mercado independentemente do gênero. Fiz todos os cursos de seguros possíveis e participei de todas as oportunidades de eventos de capacitação. Além de livros e conteúdo online, li muitas apólices e clausulados, tentei aprender com profissionais mais experientes e com as seguradoras que estavam dispostas a me ajudar e me ensinar. Invisto sempre em me atualizar, saber das inovações do mercado é fundamental em qualquer setor.
Há muita oportunidade de crescimento no mercado de seguros brasileiro e, portanto, ainda terá muito espaço para novas gerações fazerem a diferença em um setor mais diversificado e equânime, não apenas em gênero, mas em questões de raça, idade, religião e habilidades físicas.
*Christianne Piola é executiva com mais de 15 anos de experiência no mercado de seguros. Formada em Administração, possui MBA em Marketing e diversos cursos de especialização e gestão. É membro da Sou Segura, associação que reúne executivas do setor.