Seguro de vida e previdência privada formam rede de proteção e estabilidade para o futuro
O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é uma oportunidade para refletir sobre a importância do planejamento financeiro de longo prazo. Cresce a percepção de que instrumentos como o seguro de vida e a previdência privada desempenham papel estratégico para garantir proteção e estabilidade às próximas gerações. O primeiro oferece cobertura imediata em situações não planejadas, enquanto o segundo permite a formação de reservas para a realização de projetos, como a educação. Ao mesmo tempo, os produtos de vida e previdência privada estão cada vez mais sofisticados, oferecendo soluções para todos os perfis de clientes.
Segundo Alessandro Malavazi, superintendente sênior da Bradesco Vida e Previdência, a data reforça a necessidade de ampliar o debate sobre proteção financeira. “O seguro de vida é uma ferramenta estratégica em caso de morte ou invalidez dos pais, ao mesmo tempo que contribui para que famílias organizem suas finanças, assegurando, em vida, recursos para o pagamento de despesas não planejadas”, observa, ressaltando que 81% dos acionamentos de coberturas para uso em vida realizados na companhia no primeiro semestre deste ano, foram para a perda de renda.
“Além disso, o nosso seguro de vida individual, o Vida Viva, possui mais de 20 coberturas e mais de 20 assistências das quais muitas são extensivas à família, como doença congênita dos filhos, seguro funeral, assistência funeral, orientação nutricional e psicológica, telemedicina, check up lar kids (orientações de prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças”, descreve.
Já Rafael Barroso, superintendente sênior da Bradesco Vida e Previdência, destaca que a previdência privada, tradicionalmente associada à aposentadoria, tem se consolidado cada vez mais como um recurso flexível para apoiar projetos ao longo da vida, desde a realização de um curso superior ou intercâmbio até a aquisição de um bem ou a abertura de um negócio.
“Investindo desde cedo, mesmo com valores modestos, os pais podem construir uma base sólida que fará diferença na vida dos filhos no futuro. Ao envolvê-los nesse processo, contribui-se para o desenvolvimento de uma mentalidade financeira mais consciente e responsável”, completa Barroso.
A empresa foi uma das primeiras seguradoras a desenvolver planos de previdência voltados ao público infantil, ao lançar, há mais de 20 anos, o ‘Prev Jovem Bradesco’, que oferece diversas opções de investimento, com aporte inicial a partir de R$ 50. Nesse caso, o titular do plano não precisa necessariamente ser o pai ou a mãe da criança, mas qualquer pessoa que se proponha a viabilizar esse planejamento.