Antes de proporcionar grandes experiências, especialista alerta que as etapas básicas da jornada de compra precisam ser facilitadas
O Dia das Mães acontece no próximo domingo, 14, e dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período, movimentando aproximadamente R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
Para ter sucesso nas vendas e aproveitar esse período de alto volume de vendas, a experiência do cliente é essencial e deve ser considerada como ponto crucial da estratégia. “O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Com a pandemia, as vendas online se fortificaram e, para manter o sucesso das vendas físicas, as lojas tiveram que se reinventar e trazer soluções atrativas”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).
Confira algumas dicas do especialista para o varejo físico atrair consumidores e se destacar dos concorrentes:
Invista no omnichannel
A convergência entre o online e o físico promete ser o caminho mais promissor para os resultados das vendas. O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais.
“Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online, compra online com retirada na loja e vendas pelo WhatsApp, por exemplo”, explica Juliano Mortari.
Ofereça diferentes formas de pagamento
Hoje em dia, pagamento por cartão de crédito ou dinheiro nem sempre são as primeiras opções dos consumidores. Pagamentos por Pix e QR Code estão cada vez mais popularizados. “Sua facilidade de uso torna as compras mais rápidas, logo o fluxo da loja fica mais fluído. As transações via Pix também oferecem taxas menores comparadas a outras formas de pagamento, sendo mais vantajoso para os lojistas”, esclarece Mortari.
Fique de olho no estoque
Ao visualizar os produtos disponíveis, é possível criar ações promocionais mais certeiras, saber quais produtos estão parados e fazer uma ação direcionada, identificando os produtos em destaque para atender a demanda dos clientes que buscam presentes para as mães. A gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e pode ser decisiva para os resultados de qualquer negócio.
Aproveite o PDV de forma inteligente
É no PDV que ocorrerá toda a experiência de compra. Nesse momento, é importante levar em consideração tudo que o consumidor passa dentro de uma loja e percebe nela: vitrine, disposição dos produtos, atendimento, estoque, formato de compra, fila dos caixas, forma de pagamento, etc.
“Antes de pensar em grandes experiências, é fundamental simplificar as etapas básicas da jornada de compra e facilitar essa experiência”, orienta o CEO.