Smartphones e eletroportáteis são os mais buscados na data, mesmo com menor ticket médio, competindo com outros segmentos presenteáveis como chocolates e vestuário
O Dia das Mães é uma data muito importante no calendário comercial brasileiro e mundial. A celebração, que acontece no segundo domingo de maio, é uma oportunidade para que as pessoas homenageiem suas mães e, ao mesmo tempo, aquecerem o mercado.
De acordo com dados da GfK, empresa líder em inteligência de consumo e mercado, o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano para o comércio varejista e, em 2023, temos um cenário diferente, com o retorno definitivo às lojas físicas, mesmo com um mercado com juros mais altos que em 2022, apesar do dólar mais estável — e um cenário político ainda incerto.
Espera-se que o consumidor retome as compras nesta data comemorativa, passando os números em relação ao ano passado, quando a data foi a segunda mais rentável entre os principais períodos de sazonalidade do varejo, superando o volume de vendas pré-pandemia.
Segundo Fernando Baialuna, head da gfkconsult Latam e diretor de varejo da GfK Brasil, “neste ano o ticket médio gasto pelo consumidor será menor, e o mercado estará mais voltado para as lojas físicas, não apenas no digital. Será o momento da experimentação que ajudará na decisão no momento da compra, além da retirada sendo feita em lojas, sem precisar aguardar ou pagar taxas de entrega, especialmente após o período de pandemia”.
A expectativa é um mix de produtos mainstream, intermediários no período. Cerca de 68% das pessoas buscam presentes que facilitem a vida da mãe, e 44% dessas mães consideram que essa experiência é muito positiva. Os smartphones ainda estão entre os produtos mais buscados para presentear, porém dividem o espaço com fritadeiras (airfryers), pranchas modeladoras de cabelo e outros eletroportáteis, além do crescimento de itens de linha branca, como lava-louças.