MAPFRE

Dia do Amigo: O desafio de manter os vínculos reais na era digital

two people hugging each other in the dark
Photo by Frankie Cordoba on Unsplash

Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Santa Marcelina aponta os pilares de uma amizade verdadeira e os cuidados com relações que minam o bem-estar emocional

Em um mundo cada vez mais acelerado e digital, manter relações significativas e saudáveis tem se tornado um desafio e uma necessidade emocional. A amizade, reconhecida pela psicologia como um importante fator de proteção para a saúde mental, pode ser fonte de apoio, acolhimento e alegria.  

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Santa Marcelina, Maria Teresa de Almeida Fernandes, explica que uma amizade saudável é construída sobre cinco pilares fundamentais: confiança, empatia, respeito mútuo, reciprocidade e comunicação aberta. “Quando esses elementos estão presentes, o vínculo promove segurança emocional, pertencimento e ajuda mútua, tão necessários nos dias de hoje”, destaca a psicóloga. 

Já para quem deseja cultivar vínculos mais fortes e saudáveis, atitudes simples fazem a diferença: manter o contato ativo, escutar com atenção, estar presente nos momentos difíceis e até mesmo reconhecer e valorizar pequenas conquistas do outro. “A amizade precisa ser nutrida no dia a dia, como qualquer relação significativa”, reforça. 

E mesmo os conflitos, naturais em qualquer relação, podem ser resolvidos sem abalar a conexão. Segundo a psicóloga, o segredo está em saber dialogar com empatia, escolhendo o momento adequado, falando a partir das próprias emoções e evitando acusações. 

Outro ponto relevante abordado pela especialista é o crescimento das amizades virtuais. “Elas podem ser tão saudáveis quanto as presenciais, desde que pautadas na sinceridade, respeito e cuidados com a exposição. O problema surge quando há idealizações ou dependência emocional”, finaliza. 

No entanto, nem todo vínculo é benéfico: amizades tóxicas ou desequilibradas podem afetar diretamente o bem-estar emocional. Mas como saber se a amizade está fazendo mais mal do que bem? A especialista aponta alguns sinais de alerta: “Se você se sente constantemente julgado, exausto emocionalmente ou percebe manipulação e desrespeito aos seus limites, é hora de reavaliar essa relação”, afirma Maria Teresa.

Total
0
Shares
Anterior
SENAI-SP e USP lançam espaço para ampliar projetos de inovação com universidade e indústria
Foto por: AbsolutVision/ Unsplash Images

SENAI-SP e USP lançam espaço para ampliar projetos de inovação com universidade e indústria

Espaço Inovação SENAI-SP USP fortalece a integração entre educação, pesquisa e

Próximo
Argentina: seguro viagem se torna obrigatório para turistas que desejam entrar no país
Foto por: Mario Amé/ Unsplash Images

Argentina: seguro viagem se torna obrigatório para turistas que desejam entrar no país

Nova medida também inclui os brasileiros que desejam entrar no país, que passa a

Veja também