Experiência do usuário, hoje, é tão ou mais importante que preços atrativos; especialista aponta dicas para ajudar PMEs a saírem na frente
Quando se fala de varejo, o Dia do Consumidor já é uma data fortemente estabelecida. Algumas pesquisas se referem ao 15 de março como “a Black Friday do primeiro semestre”, e os números confirmam: 45% dos consumidores pretendem aproveitar a oportunidade para adquirir novos produtos em 2023, segundo levantamento realizado pela Shopee. Já a Social Miner, em seu último relatório, alega que houve um aumento de 68% na adesão à data.
Para as empresas que desejam alcançar um sucesso de vendas na semana do consumidor, olhar com atenção e carinho para as formas de vender será um ponto essencial. Com o mercado cada vez mais competitivo, os preços baixos já não são os únicos fatores que atraem os clientes. É importante investir em ações para melhorar a experiência de novos e fiéis compradores.
Pensando nisso, Marcus Linhares, CEO da fintech Bipp, plataforma que oferece serviços de pagamento digitais para pequenas e médias empresas, separou algumas dicas para ajudar as empresas a agregarem valor a essa data e aumentar a retenção de clientes. Confira:
Planeje uma campanha de Dia do Consumidor
Para começar, chame a atenção do cliente para a data e as ofertas disponíveis. Crie uma identidade visual para a sua campanha e, de preferência, use uma abordagem que valorize o consumidor. “Você pode criar uma campanha exclusiva com um slogan marcante homenageando seu público, para que ele se sinta importante para você. Combine estratégias de comunicação em diferentes canais e aumente o alcance de suas campanhas de marketing para este dia especial”, sugere Linhares.
Aproveite para estreitar o relacionamento
Conquistar um novo cliente tem um custo até sete vezes maior do que manter um atual. Então, este é o momento de aproveitar a sua base de dados e pesquisar quais são os clientes que mais fizeram compras no seu negócio recentemente. Se possível, envie brindes ou ofereça descontos especiais.
“Caso não tenha condições financeiras para isso, vale a pena enviar um e-mail com uma mensagem de agradecimento pela parceria. Ações simples como essas podem trazer o público mais perto da sua marca e demonstrar como a sua empresa está grata por tê-los ao seu lado”, explica o CEO da Bipp.
Continue apostando em ofertas diferenciadas
Está claro que a experiência do usuário tem sido o assunto do momento, mas todo mundo ainda gosta de uma boa oferta. Aproveite para fazer promoções e oferecer benefícios que conquistem, como descontos progressivos, frete grátis, cupom de descontos, combos de produtos. “Uma ótima dica para intensificar as vendas é estender o dia da celebração. Você pode propor uma ‘semana do consumidor’, ou até mesmo o ‘mês do consumidor’, incluindo diferentes ofertas no período, mantendo seus clientes conectados à marca enquanto maximiza seus resultados”, comenta Marcus.
Invista em uma jornada especial
Mas, com o mercado tão competitivo, são os detalhes que fazem a diferença. Apenas um bom produto com preço convidativo não basta: ele deve estar associado a uma boa experiência. Uma opção é contar com estratégias de marketing digital de longo prazo para estudar seu público e conseguir impactar cada cliente conforme seus gostos. Você também pode utilizar as redes sociais para fazer perguntas diretas e descobrir quais são as preferências mais imediatas.
Se seu negócio for venda de produtos, aposte em realizar um envio personalizado, com mensagem especial, utilizando o nome do consumidor e colocando um brinde que seja a cara dele. Ao final de tudo, isso pode contribuir muito para sua empresa ganhar credibilidade.
Facilite o pagamento
Garanta uma experiência de compra impecável para seu cliente. Ofereça um checkout transparente, que não o direcione para outra página na hora de finalizar a compra, e disponibilize o maior número de formas de pagamento possível, como cartão de crédito, boleto, link de pagamento ou Pix.
Além disso, aposte em parceria com fintechs que ofereçam soluções de pagamentos e ajudem a implantar tecnologias de pagamentos em seu negócio de forma segura. “A facilidade de pagar por um produto ou serviço é um aspecto central na boa jornada do cliente, que pode ser determinante para ele prosseguir ou desistir de uma compra. Gostamos de oferecer, no Bipp, as melhores soluções de pagamentos para facilitar o relacionamento de ambas as partes”, conclui Linhares.