No portal Trampolim, é possível se inscrever em cursos da área; Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoia e fomenta setor da tecnologia, como o programa SP Produz
Responsável por transformar linhas de códigos em soluções tecnológicas, o programador tem uma data especial para celebrar a profissão, neste sábado (13) — o 256º dia do ano, número escolhido porque 256 é o total de combinações possíveis com 8 bits, a menor unidade de dados em computadores e usada para processar e armazenar informações.
Para quem deseja seguir carreira no setor, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) oferece cursos profissionalizantes gratuitos, disponíveis no portal Trampolim.
Ao todo, são mais de 3,2 mil vagas em temas como: Excel, Power BI para negócios, Pacote Office para empresas, Python, SQL, Arquitetura de sistemas, Gestão de Projetos de TI, Programação Mobile, Programação Orientada a objetos, Programação Web e Sistemas Operacionais.
As inscrições estão abertas até 21 de setembro, pelo site: www.trampolim.sp.gov.br, para cursos gratuitos e remotos de tecnologia, voltados a jovens e adultos que buscam capacitação para o mercado de trabalho.
“Atuar com programação é transformar ideias em instruções que os computadores conseguem processar. É como falar uma língua própria, que conecta o pensamento humano à tecnologia. Esse trabalho está por trás de praticamente tudo: dos aplicativos que usamos no celular aos sistemas que mantêm empresas, governos e serviços funcionando”, afirma Ezequiel Brito Mateus, 35 anos, programador que se inscreveu no curso de Gestão de Projetos de TI disponível no Trampolim.
Morador da zona sul de São Paulo, ele trabalha com linguagens de programação, como C# e JavaScript, que são “línguas” que os programadores usam para falar com os computadores. “Não é só escrever código, é ter paixão para resolver problemas. Nenhuma IA substituirá a criatividade humana”, acredita.
SP Produz fomenta setor tecnológico
Outra iniciativa da SDE é o programa SP Produz, que reconheceu e fomentou a atuação da Cadeia Produtiva Local (CPL) Tecnologia da Informação do Vale do Paraíba.
Gerida pela Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, formada por 20 municípios, a CPL recebeu recursos financeiros, via edital de fomento, beneficiando instituições e profissionais da área, reduzindo a escassez de mão de obra qualificada e fortalecendo o ecossistema regional.
“Ao valorizar o talento dos programadores e aproximar empresas e mercados, o estado de São Paulo fortalece um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e a inovação”, acredita Ana Abreu, coordenadora da CPL.
O fomento foi destinado à contratação de consultorias e equipes técnicas para gerir as ações de capacitação e geração de negócios. Entre os projetos, está o Centro Virtual de Excelência em Inovação da Qualidade (CoE.QA), hub de conhecimento que difunde boas práticas no desenvolvimento de software, reduz falhas e retrabalho e fortalece a maturidade tecnológica das organizações com capacitação on-line e gratuita graças ao SP Produz.
“Quem faz o QA Basis, módulo de entrada do Qa Program, financiado diretamente com recursos do programa, adquire conhecimento em automação de testes, integração contínua, cultura ágil e segurança cibernética”, explica Ana. O QA Basis é um programa gratuito. Empresas e indivíduos da área podem se inscrever pelo formulário de interesse.
Júlia da Motta, subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional da SDE, ressalta que o programa SP Produz está em constante expansão, buscando contemplar um número crescente de segmentos produtivos e o processo de reconhecimento de 2025 para novas cadeias finaliza em setembro. Ela enfatiza que a tecnologia se consolida como setor estratégico, capaz de impulsionar inovação, fortalecer cadeias produtivas e ampliar a competitividade da economia paulista. “Nosso objetivo é que todos se sintam convidados a integrar o SP Produz e a construir, juntos, uma rede de cooperação e crescimento”, afirma.