63% dos respondentes, por outro lado, esperam que as vendas permanecerão estáveis na quarta data sazonal de maior movimentação do varejo
Dados mostram que a expectativa para o Dia dos Pais em 2025, em termos de movimentação financeira, é de cerca de R$7,84 bilhões, o que representa um crescimento de 3,2% em relação ao último ano, de acordo com a projeção realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). São números expressivos, que torna o Dia dos Pais a quarta data de maior movimentação do varejo, atrás apenas de Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Apesar disso, de acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, 63% das pequenas e médias empresas não esperam um aumento em suas vendas durante esse período.
“O mercado de trabalho aquecido e as medidas de estímulo ajudaram a sustentar o consumo no último ano. No entanto, a taxa de juros bastante restritiva começa a impactar a atividade econômica. Já observamos uma desaceleração no ritmo de concessão de crédito, reflexo não só do custo elevado, mas também da inadimplência crescente — hoje, 47,8% da população adulta está inadimplente, com média de quatro dívidas por CPF. Como o crédito é um pilar importante para o consumo no Brasil, esse cenário mais apertado tende a refletir nas vendas do Dia dos Pais, especialmente para os pequenos e médios negócios”, explica Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian.
A expectativa por setores, regiões, faixas de Score PJ e tempo de fundação das empresas
A pesquisa traz ainda alguns recortes relacionados à expectativa das PMEs para as vendas no Dia dos Pais. Olhando para os setores, das empresas que esperam vender mais neste período (que representam 36% da amostra total de respondentes), 62,5% são do setor de Serviços, 10,2% do Atacado e 7,3% são da área de Transportes.
Em termos de região, das pequenas e médias empresas que têm expectativas positivas em relação às vendas no Dia dos Pais, 57,8% são do Sudeste, enquanto 14,6% são do Nordeste, empatando com o Sul, que apresenta o mesmo percentual.
Em se tratando de Score PJ, 37,5% têm score acima de 601, 36,7% estão na faixa de pontuação entre 301 e 600 e 25,8%, até 300.
Por fim, olhando para o tempo da empresa: 22,6% dos respondentes da opção “sim” têm entre 11 e 20 anos, 25% possuem entre 6 e 10 anos e 19,5% entre 3 e 5 anos.
“Datas sazonais podem ser grandes aliadas para impulsionar pequenos e médios negócios. No entanto, é preciso planejamento. Visando apoiar as PMEs nesse processo, criamos um calendário de datas comemorativas, com o qual o empreendedor consegue visualizar os períodos mais importantes de acordo com seu tipo de negócio e entender em quais ações deve focar, visando o melhor custo-benefício. Somado a isso, entender o mercado e o momento econômico do país também contribui para um plano mais assertivo”, explica o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
Metodologia
A pesquisa entrevistou 368 PMEs da base de clientes da Serasa Experian durante o mês de julho de 2025 com respondentes de todo o Brasil.