Especialista do Grupo FCamara indica obras que se aprofundam no tema e trazem dicas práticas para quem atua no mercado
O faturamento do e-commerce no primeiro semestre do ano foi de R$80,4 bilhões, segundo dados da ABComm ( Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Isso demonstra que o varejo online segue consolidado e aquecido e é preciso buscar sempre a melhoria do próprio negócio para continuar crescendo.
“Foi um ano positivo, de crescimento acelerado, acompanhado por diversas inovações e novas tendências. As projeções continuam positivas para o setor e varejistas iniciantes e veteranos devem se inteirar das movimentações de mercado e também buscar insights para aprimorar seus negócios sempre. Isso pode ser feito inclusive a partir de séries, filmes, podcasts e livros”, aponta Eric Vieira, head de e-commerce da multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente.
Pensando nisso, o especialista indica cinco livros para quem quer se aprofundar no tema e colher algumas dicas. Confira:
1. E-commerce: conceitos, implementação e gestão – por Nara Stefano e Izabel Cristina Zattar
Neste livro, as autoras refletem sobre as vantagens e os desafios do e-commerce e ajudam o leitor a dominar conceitos, estratégias e ferramentas que fazem parte desse universo para assim conhecer melhor o funcionamento das tecnologias envolvidas na área.
2. Crie seu mercado no mundo digital – por Bruno de Oliveira
Viver em uma era completamente digital requer implementar negócios no mundo digital também. Neste livro, o autor compartilha passo a passo como empreendedores que têm negócio físico ou estão planejando seu primeiro negócio podem desenvolver sua estratégia online e ter êxito com um e-commerce.
3. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon – por Brad Stone
O jornalista Brad Stone obteve acesso inédito a funcionários e executivos da Amazon, além de familiares e amigos de Jeff Bezos, fundador da empresa, para se aprofundar no universo do gigante do comércio on-line, que revolucionou a forma de ler e de comprar.
4. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo – por Michael Solomon
Em sua 11ª edição, o livro apresenta as melhores e mais recentes ideias sobre o
comportamento dos clientes, acompanhadas de estudos de caso e exemplos para mostrar que esse comportamento vai muito além do ato de comprar.
Nas palavras do autor, “Comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos”. Em sua obra abrangente, Solomon aborda consumo virtual e observa que o marketing eletrônico aumentou a conveniência ao derrubar muitas das barreiras causadas pelo tempo e pela distância.
5. Vendas + Operação no E-commerce: Um olho no peixe e outro no gato
Escrito por Rodrigo Maruxo e Samuel Gonsales, a obra relata vários cases nacionais e esmiúça detalhamento tático. Busca responder como desenvolver um modelo de negócio que transita de forma segura pela transformação digital, como equilibrar as estratégias de vendas, sem perder de vista a eficiência operacional, dentre outras questões comuns à agenda de executivos. O livro compila mais de 40 anos de experiência dos autores desenvolvendo estratégias de negócios em empresas como Mormaii, Netshoes, Amaro, Electrolux, Riachuelo, OQVestir e Suvinil.