Confira artigo de Gustavo Leite, Vice-presidente para América Latina da Cohesity
No Dia da Privacidade de Dados, é crucial reconhecer que focar exclusivamente na conformidade fará com que as empresas se enredem, reagindo ao grande número de legislações de dados ativas ou planejadas que estão entrando em vigor em várias jurisdições nacionais e internacionais. No Brasil, temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), cada vez mais desafiadora para as empresas. Mas isso não acontece só no Brasil, é um reflexo mundial, se olharmos apenas para a Alemanha como exemplo, há 17 leis estaduais além das diretivas nacionais e da UE. A forma mais eficaz de garantir a conformidade com a privacidade de dados é construir capacidades operacionais robustas e repetíveis. Isso envolve a realização programática de auditorias abrangentes de dados para identificar, categorizar e proteger informações sensíveis.
Implementar protocolos de criptografia robustos, incluindo a migração para métodos de criptografia resilientes a ataques de computação quântica emergentes, é essencial. Além disso, considere trabalhar com empresas de tecnologia que possam oferecer dados imutáveis, o que proporciona uma camada extra de segurança, garantindo que os dados não possam ser alterados ou excluídos, protegendo assim contra-ataques de ransomware, vazamentos de dados e perdas financeiras desnecessárias causadas por períodos de inatividade. Nomear campeões de segurança em cada unidade de negócios para educar seus colegas sobre processos de privacidade de dados adaptados aos níveis de classificação de dados é um passo importante. Ao incorporar essas práticas, a conformidade com os diferentes requisitos regulatórios ocorrerá de forma natural.