Dados da Odontoprev demonstram mudança de comportamento na saúde bucal brasileira
O Dia Mundial da Saúde Bucal é celebrado em 20 de março, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de adotar cuidados com a boca. No Brasil, é notável o aumento da preocupação da população com o assunto. Em 2013, o número de brasileiros que tinham plano odontológico era de 18 milhões e, atualmente, o índice subiu para 32,5 milhões – um crescimento de 66% – segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgados em novembro de 2023.
Um levantamento realizado pela Odontoprev, líder em planos odontológicos na América Latina, mostrou que as pessoas estão entendendo melhor a necessidade de fazer um acompanhamento com dentistas, inclusive de forma preventiva, ou seja, antes mesmo de haver doenças e casos mais sérios. Com mais de 8,6 milhões de beneficiários em sua base, a empresa mapeou o comportamento dos clientes e notou que, entre 2022 e 2023, a variação de atendimentos em tratamentos preventivos foi superior a de procedimentos curativos.
Os indicadores sinalizam uma maior procura de seus beneficiários de forma geral – tanto entre mulheres como homens de faixas etárias variadas – em procedimentos como a remineralização do esmalte dentário (processo que auxilia no combate de cáries), com aumento de 33%. Outros procedimentos que merecem destaque são consultas e limpezas, com crescimento de 18%, e aplicação de flúor com 13%, reforçando a preocupação preventiva com a saúde bucal. No que diz respeito aos tratamentos corretivos, que visam tratar problemas já existentes dos beneficiários, observa-se um aumento na procura pelo tratamento ortodôntico, incluindo a aplicação e manutenção do aparelho, com 20% de acréscimo.
Segundo Felipe Carneiro, Superintendente Clínico Operacional, o aumento dos tratamentos preventivos na saúde bucal reflete uma mudança positiva, onde a prevenção está sendo reconhecida como uma prioridade. “É fundamental ressaltar que o plano odontológico representa uma alternativa mais acessível em comparação aos tratamentos particulares. Essa escolha proporciona ampla cobertura de procedimentos e acesso a uma rede de especialistas de qualidade, como a oferecida pela Odontoprev. Além de promover sorrisos mais saudáveis, essa iniciativa enfatiza a importância de uma abordagem proativa na manutenção da saúde bucal, contribuindo para uma população mais consciente e saudável.” comenta o executivo.
O estudo foi realizado pelas áreas de Pesquisa & Insights e Inteligência Clínico Operacional da Odontoprev, com foco em dados dos últimos dois anos, que permitiu uma análise detalhada das tendências e mudanças nos tratamentos odontológicos, destacando o crescente interesse e adoção de abordagens preventivas na saúde bucal.