Healthtech alerta sobre a importância do cuidado com a doença e mostra como as empresas podem ajudar os colaboradores
Um estudo recente da Universidade de East Anglia revelou um dado alarmante sobre os impactos do Diabetes no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa, pacientes com diabetes podem ter seu desempenho profissional prejudicado, além de enfrentarem dificuldades para conseguir ou manter um emprego.
Um exemplo disso é que, nos Estados Unidos, as chances de emprego para uma mulher com diabetes são quase 50% menores em comparação com uma mulher da mesma faixa etária e escolaridade, mas sem a condição. No resto do mundo, a pesquisa destaca que os homens são os mais penalizados, enfrentando maiores dificuldades para avançar em suas carreiras devido à doença.
Nesse sentido, a HealthBit, healthtech que faz parte da RD Saúde, tem um programa que acompanha pessoas diagnosticadas com diabetes e outras doenças crônicas, o Programa de Crônicos. Dentro desse Programa, um colaborador apresentou melhorias significativas em seu estado de saúde após apenas 3 meses de acompanhamento.
“No primeiro atendimento, ele relatou que tinha crises de asma, Diabetes tipo I e identificamos que ele estava com sobrepeso (IMC de 27), além de não ingerir quantidade adequada de água e estar com pressão alta. Em apenas 3 meses de acompanhamento, ele conseguiu perder 8kg com nosso auxílio”, relata Bárbara Bacan, enfermeira e coordenadora de Programas de Saúde da HealthBit.
Para oferecer um cuidado completo, a equipe de saúde da HealthBit realizou um levantamento do histórico médico do colaborador, identificando suas principais queixas, além de uma análise sobre seus hábitos de vida. A partir dessa avaliação, foi feito um acompanhamento contínuo com enfermeiros, desenvolvendo um plano personalizado adaptado à gravidade de seu quadro.
“Um dos diferenciais da HealthBit é que nosso time realiza o acompanhamento mensal com o colaborador e dá suporte para que ele se comprometa com as metas e combinados estabelecidos ao longo dos atendimentos”, diz a coordenadora.
Ela ainda complementa dizendo que “com o nosso apoio, ele relatou que está conseguindo cuidar das suas crises de asma, aumentou a ingestão hídrica e aumentou a atividade física. Ele sente-se bem com seus cuidados e agradece pelo incentivo e acompanhamento”.
“Com análises e acompanhamento dos especialistas da HealthBit, nós auxiliamos prevenindo e atuando em casos graves, com soluções mais assertivas, melhorando assim a saúde do colaborador e evitando o absenteísmo”, diz Murilo Wadt, Diretor Geral da HealthBit.
Wadt conclui dizendo que o objetivo deste Programa de Crônicos é ajudar empresas a cuidarem da saúde dos colaboradores que convivem com condições crônicas de saúde, por meio da inteligência de dados, que permitem melhores tomadas de decisões e um acompanhamento mais efetivo e dedicado.
Soluções de cuidado para condições crônicas dentro das empresas
Por meio deste Programa, a HealthBit consegue visualizar cenários de melhorias, identificar grupos específicos e acompanhar os casos graves e crônicos. Assim, uma estratégia essencial para o sucesso desse programa é a integração da Atenção Primária à Saúde (APS), que complementa e potencializa o cuidado contínuo com os colaboradores.
“A APS é fundamental porque se concentra no cuidado contínuo e integral, focando na prevenção e na promoção de saúde. Ou seja, ela não só previne o agravamento de doenças, crônicas ou não, como também reduz a necessidade de tratamentos mais complexos e de emergência, promovendo uma melhor qualidade de vida para os colaboradores”, afirma Eduardo Gonçales, Infectologista, Diretor Médico da HealthBit Serviços Médicos e Especialista em APS.
Ainda de acordo com o especialista em APS, essa é uma solução que oferece de 80 a 90% de resolutividade dos casos, tanto de queixas agudas como no tratamento de doenças crônicas. “Quando a empresa traz a APS para dentro da gestão de saúde dela, aquele médico passa a ser a porta de entrada do cuidado médico do colaborador. Assim, muitas vezes, ele passa a ser o único profissional que aquele funcionário precisa”, completa.
“Essa iniciativa traz diversos benefícios, como a redução de custos com tratamentos de longo prazo, atendimento mais rápido e efetivo, tratamento de doenças crônicas e de queixas agudas, além de oferecer uma satisfação muito grande para o colaborador, possibilitando uma boa qualidade assistencial e uma sensação de cuidado”, finaliza.