Dia Mundial e Nacional da Osteoporose: saiba mais sobre a doença e como prevenir

Marcos Paulo Vanzin, ortopedista que atua na unidade Curitiba (PR) da rede Meu Doutor Novamed / Foto: Divulgação
Marcos Paulo Vanzin, ortopedista que atua na unidade Curitiba (PR) da rede Meu Doutor Novamed / Foto: Divulgação

Ortopedista da rede de clínicas Meu Doutor Novamed aponta diferenças entre patologias ósseas

A osteoporose é a doença óssea mais comum do mundo, de acordo com a International Osteoporosis Foundation (IOF), sendo responsável por afetar uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos. Com a proximidade do Dia Mundial e Nacional da Osteoporose (20 de outubro), a rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros, aborda as principais causas e cuidados necessários para prevenir a doença.

No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são afetadas pela osteoporose. Contudo, somente 20%, em torno de 2 milhões de brasileiros, estão cientes da sua enfermidade, segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).

Caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, a osteoporose pode ser confundida com artrose, como alerta o ortopedista Marcos Paulo Vanzin, que atua na unidade Curitiba (PR) da rede Meu Doutor Novamed. “A artrose é o desgaste articular, enquanto a osteoporose provoca perda de densidade mineral óssea e, consequentemente, fragilidade dos ossos”.

Diferenças: Artrose x Osteoporose

Confira as principais características da artrose e da osteoporose, e o que diferencia uma doença da outra:

  • Artrose: doença degenerativa que afeta qualquer articulação do corpo. Pode ocorrer um desgaste em grandes e pequenas articulações. Caracterizada pela diminuição do espaço da articulação e pela morte da cartilagem presente nas junções entre os ossos.
  • Osteoporose: doença silenciosa, devido aos seus sintomas não tão evidentes. Está associada ao enfraquecimento dos ossos e à diminuição da massa óssea, o que a torna uma das principais causas das fraturas ósseas.

Em todo o mundo, a osteoporose causa mais de 8,9 milhões de fraturas anualmente, ou seja, uma ruptura ou fragmentação óssea a cada 3 segundos, de acordo com o IOF. O Ministério da Saúde estima que cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com idade igual ou superior a 50 anos sofrerão uma fratura osteoporótica ao longo da vida.

O ortopedista da rede Meu Doutor Novamed destaca que as partes do corpo mais atingidas pela osteoporose, em geral, são vértebras, fêmur e punhos. E reforça: “A principal complicação da osteoporose é a fratura ocasionada pela fragilidade óssea, sendo a mais grave delas a fratura do fêmur proximal”.

Principais causas

A principal causa da osteoporose é o envelhecimento, como explica Dr. Marcos Paulo Vanzin. “Por se tratar de uma doença associada à diminuição da massa óssea, está diretamente relacionada ao envelhecimento e acomete as pessoas a partir dos 50 anos”.

Outros fatores podem favorecer o surgimento da doença. São eles:

  • A menopausa e alterações metabólicas, que causam a osteoporose secundária;
  • Doenças endócrinas (diabetes ou hiperparatireoidismo);
  • Deficiência de cálcio e/ou vitamina D;
  • Sedentarismo;
  • Alimentação inadequada.

Por se tratar de uma enfermidade silenciosa, o ortopedista Marcos Paulo Vazin alerta: “A osteoporose, em geral, não apresenta muitos sintomas, e muitas vezes só é diagnosticada quando o paciente sofre alguma fratura. Por isso, a prevenção e a detecção precoce são fundamentais”.

Prevenção

Múltiplos fatores podem influenciar na saúde dos ossos. Entre eles, estão questões genéticas, nutricionais, hormonais e o estilo de vida. O ortopedista da Meu Doutor Novamed destaca dois hábitos principais que contribuem para a prevenção da osteoporose:

Cultivar hábitos alimentares saudáveis. Em especial, mantendo a ingestão regular de cálcio e de vitamina D;
Praticar atividades físicas regularmente, para estimular a formação de massa óssea.

“Ter na medicina preventiva o acompanhamento constante, para a construção de um envelhecimento com qualidade de vida e bem-estar, é fundamental. O diagnóstico precoce, nas fases iniciais da doença, auxilia no tratamento e proporciona ao paciente uma vida com mais qualidade”, ressalta Dr. Vazin.

Total
0
Shares
Anterior
BNDES lança programa para renegociar dívidas de operações contratadas por MPMEs via bancos parceiros
Universo do Seguro

BNDES lança programa para renegociar dívidas de operações contratadas por MPMEs via bancos parceiros

Solução permite suspender pagamento por até 6 meses e estender o prazo por até

Próximo
Unimed é líder em inovação aberta no setor de serviços de saúde
Unimed é líder em inovação aberta no setor de serviços de saúde / Divulgação

Unimed é líder em inovação aberta no setor de serviços de saúde

Dentre 5 mil empresas de diversos segmentos, marca também figurou no top 5 das

Veja também