Focando no equilíbrio e bem-estar, nutricionista da Nestlé aponta atitudes simples que fazem a diferença na saúde cardiovascular e na longevidade
No dia 8 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, data que chama atenção para um dos grandes desafios da saúde pública no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o excesso de colesterol ruim (LDL) pode levar ao entupimento das artérias e ao aumento do risco de infarto e AVC. A boa notícia é que atitudes simples e conscientes ajudam a manter os níveis sob controle e promover uma vida mais longa e saudável.
“A chegada do envelhecimento, aumenta a preocupação com doenças cardiovasculares, perda de massa muscular, imunidade e qualidade de vida. Mas é possível agir antes, adotando bons hábitos e fazendo escolhas alimentares mais equilibradas”, afirma Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil.
A seguir, a especialista elenca cinco passos fundamentais para esse cuidado:
- Não vilanizar alimentos isolados: O colesterol é influenciado pelo padrão alimentar como um todo. Excluir alimentos como o ovo, por exemplo, pode ser desnecessário. “Na maioria dos casos, o mais importante é avaliar o conjunto da dieta, em vez de condenar um único item do cardápio”, explica Gisele.
- Saiba diferenciar as gorduras: Nem toda gordura faz mal. As mono e poli-insaturadas, presentes em alimentos como azeite de oliva, abacate e oleaginosas, ajudam a reduzir o LDL (“colesterol ruim”) e aumentar o HDL (“colesterol bom”).
- Entenda o papel do HDL e LDL: Ter níveis altos de HDL é protetor, pois ele remove o excesso de colesterol das células. Já o excesso de LDL pode levar à formação de placas que vão estreitando o canal por onde passa o sangue, provocando possíveis entupimentos. “É fundamental que as pessoas compreendam essa diferença e busquem acompanhamento profissional para avaliar seu perfil lipídico de forma completa”, orienta Gisele.
- Consuma fibras solúveis com regularidade: A fibra chamada beta-glucana, encontrada naturalmente em cereais como a aveia, ajuda a reduzir o colesterol ao formar um gel no intestino que inibe sua absorção. Ela deve ser consumida dentro de uma alimentação equilibrada e com baixo teor de gorduras saturadas, comuns em carnes gordurosas, laticínios integrais e alguns óleos vegetais.
- Invista em um estilo de vida saudável: A tríade alimentação, prática de exercícios físicos e sono de qualidade é essencial para uma vida longa e saudável. “A longevidade está diretamente ligada a escolhas conscientes no dia a dia. Pequenas mudanças sustentadas ao longo do tempo têm grande impacto na saúde do coração”, finaliza Gisele.
O Dia Nacional de Controle do Colesterol é uma oportunidade para reforçar a importância de cuidar do corpo com base na ciência, prevenindo doenças e investindo em bem-estar a longo prazo.