Europ Assistance Brasil

Dia Nacional de Controle do Colesterol: confira 5 passos para proteger o coração

flat lay photography of fruits on plate
Photo by Jannis Brandt on Unsplash

Focando no equilíbrio e bem-estar, nutricionista da Nestlé aponta atitudes simples que fazem a diferença na saúde cardiovascular e na longevidade

No dia 8 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, data que chama atenção para um dos grandes desafios da saúde pública no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o excesso de colesterol ruim (LDL) pode levar ao entupimento das artérias e ao aumento do risco de infarto e AVC. A boa notícia é que atitudes simples e conscientes ajudam a manter os níveis sob controle e promover uma vida mais longa e saudável.

“A chegada do envelhecimento, aumenta a preocupação com doenças cardiovasculares, perda de massa muscular, imunidade e qualidade de vida. Mas é possível agir antes, adotando bons hábitos e fazendo escolhas alimentares mais equilibradas”, afirma Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé Brasil.

A seguir, a especialista elenca cinco passos fundamentais para esse cuidado:

  1. Não vilanizar alimentos isolados: O colesterol é influenciado pelo padrão alimentar como um todo. Excluir alimentos como o ovo, por exemplo, pode ser desnecessário. “Na maioria dos casos, o mais importante é avaliar o conjunto da dieta, em vez de condenar um único item do cardápio”, explica Gisele.
  2. Saiba diferenciar as gorduras: Nem toda gordura faz mal. As mono e poli-insaturadas, presentes em alimentos como azeite de oliva, abacate e oleaginosas, ajudam a reduzir o LDL (“colesterol ruim”) e aumentar o HDL (“colesterol bom”).
  3. Entenda o papel do HDL e LDL: Ter níveis altos de HDL é protetor, pois ele remove o excesso de colesterol das células. Já o excesso de LDL pode levar à formação de placas que vão estreitando o canal por onde passa o sangue, provocando possíveis entupimentos. “É fundamental que as pessoas compreendam essa diferença e busquem acompanhamento profissional para avaliar seu perfil lipídico de forma completa”, orienta Gisele.
  4. Consuma fibras solúveis com regularidade: A fibra chamada beta-glucana, encontrada naturalmente em cereais como a aveia, ajuda a reduzir o colesterol ao formar um gel no intestino que inibe sua absorção. Ela deve ser consumida dentro de uma alimentação equilibrada e com baixo teor de gorduras saturadas, comuns em carnes gordurosas, laticínios integrais e alguns óleos vegetais.
  5. Invista em um estilo de vida saudável: A tríade alimentação, prática de exercícios físicos e sono de qualidade é essencial para uma vida longa e saudável. “A longevidade está diretamente ligada a escolhas conscientes no dia a dia. Pequenas mudanças sustentadas ao longo do tempo têm grande impacto na saúde do coração”, finaliza Gisele.

O Dia Nacional de Controle do Colesterol é uma oportunidade para reforçar a importância de cuidar do corpo com base na ciência, prevenindo doenças e investindo em bem-estar a longo prazo.

Total
0
Shares
Anterior
Dia dos Pais: a importância da assistência auto para quem está sempre ao volante
Dia dos Pais: a importância da assistência auto para quem está sempre ao volante / Foto: Freepik

Dia dos Pais: a importância da assistência auto para quem está sempre ao volante

O mercado automotivo brasileiro tem apresentado crescimento nas vendas,

Próximo
Venda expressiva rende homenagem ao livro “Lei de Seguros”
Da esq.para a dir.: Glauce Carvalhal, diretora da CNseg, e Angelica Carlini,docente de pós-graduação da ENS, em lançamento do livro “Lei de Seguros Interpretada”.

Venda expressiva rende homenagem ao livro “Lei de Seguros”

Mais de 2,5 mil cópias do livro “Lei de Seguros Interpretada” já foram vendidas

Veja também