Diretora de Recursos Humanos do Grupo Bradesco Seguros, Valdirene Soares Secato traz recomendações para ajudar os profissionais no desenvolvimento profissional
Desenvolver times, manter pessoas motivadas com suas entregas e com seu próprio desenvolvimento profissional são pontos fundamentais para o desempenho da área de Recursos Humanos. No mercado segurador, além de olhar para dentro, também cuidamos dos nossos parceiros de negócios ao oferecer treinamentos, além de entender e atender suas principais demandas.
Para apoiar os profissionais de Recursos Humanos no desenvolvimento da carreira, a diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade do Grupo Bradesco Seguros, Valdirene Soares Secato, lista algumas leituras que podem ajudá-lo a ampliar sua visão. “Trabalhar com pessoas é estar sempre disposto a dialogar e criar estratégias para motivar times, mas cada profissional tem sua própria responsabilidade com a carreira. Por isso, é importante se atualizar e alimentar a criatividade para inovar nas estratégias sempre. Listo abaixo algumas leituras que podem ajudar a encontrar a inspiração”.
The Power of People (Jonathan Ferrar, Sheri Feinzig, Nigel Guenole) – “Aqui no Grupo Bradesco Seguros sabemos bem que a tecnologia é uma grande facilitadora de processos, mas que de forma nenhuma ela substitui o contato humano. Sendo assim, este livro nos ajuda a entender como podemos fazer uso de dados para alcançar melhores resultados na gestão de pessoas. Além de apresentar práticas de gerenciamento de dados, as experiências dos autores, especialistas no assunto, apresentam estudos de casos que podem ajudar a pensar soluções inovadoras no desenvolvimento de habilidades”.
Obrigado pelo Feedback (Douglas Stone e Sheila Heen) – “Recebemos e damos feedbacks em todas os momentos da vida. Isso porque se trata de uma troca necessária e saudável em qualquer relação. No desenvolvimento profissional, pessoas precisam estar dispostas a oferecer feedbacks, assim como devem estar disponíveis para receber. Este livro reúne conteúdo da neurociência e psicologia para ajudar nessa abordagem de forma leve, respeitosa e produtiva para ambos os lados”.
Dar e Receber (Adam Grant) – “Nesta obra, o autor de best-sellers, psicólogo, pesquisador e professor, Adam Grant, fala sobre a importância das interações profissionais para a construção de relações interpessoais e de resultados das empresas. Durante a leitura, somos apresentados aos três tipos de pessoas classificados pelo autor: doadoras, tomadoras e compensadoras, além de exemplos de quais se tornam bem-sucedidos ou não”.
A Marca da Vitória (Phil Knight) – “Uma leitura necessária, pois é a autobiografia de Phil Knight, cofundador da Nike. Além de ser um exemplo de persistência, mostra que, além de trabalho duro, ter um bom time com senso de cultura é fundamental para o sucesso dos negócios. Dica extra e recente é o filme ‘Air: A História por trás do Logo’, que conta a história de parceria entre a marca e Michael Jordan, com a criação da linha Air Jordan. Uma inspiração para tomadas de decisões e parcerias duradouras e produtivas”.