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Dicas para aumentar proteção durante Black Friday e Cyber Monday

Duas semanas para a Black Friday: como varejistas podem se proteger e evitar golpes durante o evento/ Foto: Freepik
Foto: Freepik

Nos próximos dias acontecem a Black Friday e a Cyber Monday, período de grandes descontos em diversas lojas que operam via e-commerce. Entretanto, nesse contexto de alto acesso e consumo, os criminosos cibernéticos estão prontos para atacar os usuários desprotegidos.

À medida que a temporada de compras online aumenta em diversas partes do mundo, a Sophos trouxe dez dicas importantes que podem ajudar as pessoas a manter a privacidade e a segurança, para que consigam realizar suas compras com mais confiança:

  1. Use um bloqueador de anúncios

Os anúncios não só rastreiam todos os movimentos e coletam informações suficientes sobre os hábitos dos consumidores, mas também são uma importante fonte de links maliciosos e conteúdo enganoso na internet. Com um bloqueador, a navegação fica segura, além de ser mais rápida e usar menos banda larga. Duas das melhores soluções são o uBlock Origin e Ghostery.

  1. Use navegação privada ou modo de navegação anônima

Para evitar que seus hábitos e interesses de compras o sigam de site em site (e potencialmente revelem quais presentes você pode comprar para outras pessoas usando seu dispositivo), você deve ativar a navegação privada (caso use o Firefox) ou modo de navegação anônima (para quem usa o Chrome). Isso bloqueará os cookies de rastreamento e ajudará a internet a “esquecer” por onde você navegou.

  1. Torne seu navegador “inteligente” em termos de privacidade

A Electronic Frontier Foundation (EFF) fornece uma extensão de navegador chamada Privacy Badger, projetada para fazer automaticamente todas as escolhas certas em relação à navegação, mantendo a privacidade e bloqueando rastreadores invisíveis.

  1. Evite usar uma mesma conta em vários serviços

Ao fazer login em um site de comércio eletrônico, muitas vezes é tentador usar o botão “Entrar com Facebook” ou “Entrar com Google”. Embora demore mais alguns minutos para criar um novo login, ele garantirá mais privacidade, pois você não compartilhará todos os sites em que faz compras com esses gigantes da tecnologia.

  1. Quando disponível, use login de convidado

Além de permitir que você use uma conta de outros sites, muitos portais têm a opção de usar um login de convidado em vez de criar uma nova conta. Esta é uma ótima opção se você não espera precisar de suporte técnico ou fazer negócios de forma recorrente. Menos senhas, menos dados pessoais, menos problemas caso eles sejam hackeados.

  1. Não salve os detalhes do cartão

Como padrão, muitos sites de comércio eletrônico armazenam as informações do seu cartão de crédito em seu perfil para sua “conveniência” – ou para a esperança de que você compre lá novamente. Eles não podem perder o que não têm, então é importante não deixar seu cartão de crédito salvo, a menos que seja absolutamente necessário.

  1. Use números de cartão temporários – os chamados cartões virtuais

Muitas instituições financeiras agora oferecem números de cartão de crédito temporários ou de uso único. Basta abrir o aplicativo no celular ou navegador e obter um número de cartão de crédito descartável de uso único, evitando fraudes e rastreamento. Às vezes, é possível até especificar um limite de cartão por número temporário para proteger ainda mais sua conta.

  1. Use crédito, não débito

Todos nós precisamos ter cuidado com gastos excessivos durante esses períodos de alta compra, por isso, é melhor deixar o cartão de débito de lado. Os cartões de crédito fornecem significativamente mais proteção contra fraudes online e te colocam em uma posição de poder em caso de disputa. Você pode simplesmente não pagar sua conta enquanto contesta a cobrança, em vez de fazer com que os criminosos esgotem diretamente o dinheiro de sua conta bancária.

  1. Cuidado com mensagens diretas via redes sociais/aplicativos de bate-papo

Com a tecnologia moderna da IA generativa, ficou mais fácil criar uma loja online falsa e atrair pessoas para que compartilhem informações pessoais e dados de pagamento. É mais seguro comprar em sites estabelecidos ou recomendados pessoalmente por amigos e familiares. Muitas mensagens não solicitadas levam à coleta ou roubo de dados.

  1. Não clique em ofertas em e-mails que parecem bons demais para ser verdade ou que sejam de empresas nas quais você não tem contas

Nesses casos, é fundamental ficar de olho em possíveis e-mails de phishing, que esperam induzi-lo a clicar em links que levam para sites falsos e maliciosos.

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